O paulistano Alexandre Herchcovitch foi o segundo a se apresentar no Fashion Rio, nesta quinta-feira (25). A sala estava cheia e a fila A contou com Paola Oliveira, Isabel Fillardis e Fernanda Abreu. Ao som de uma música árabe, modelos desfilaram com peças que faziam um mix da região com a África. As estampas foram totalmente dedicadas aos mapas com aspecto envelhecido.
A mistura deixou a coleção elegante que chegou para o verão 2013 com peças das mais pesadas - combinação de calça e camisa de mangas longas -, até as mais leves, como os bodies confeccionados com total transparência na região dos seios. Talvez a inspiração em uma viagem ao deserto fez com que o estilista apostasse nessas peças que não deixam muitas partes do corpo expostas, além de levar modelos para a passarela com o rosto totalmente coberto.
Os guizos aplicados em sapatos e algumas peças levaram a alusão dos barulhos das joias usadas pelas mulheres árabes. Aliás, o glamour destes povos foi expresso em peças totalmente rebordadas em peças estampadas com arabescos étnicos e confeccionadas em tecidos bastante fluídos e leves. As calças jeans skin deixavam a impressão de segunda pele, apesar de seguirem uma cartela de cor que se baseou em vinho, cru, vermelho e coral.
Outras peças com shapes não tão ajustados ganharam uma finalização de elástico nas barras, deixando as com aspecto mais fofo, tanto em calças, quanto em shorts e mangas. As blusas mais estruturadas foram combinadas com shorts jeans - um dos tecidos mais destacadas na coleção do estilista. Por falar nele, os vestidos com shape reto foram destaque no começo da apresentação, seguidos de peças com botões e zíperes assimétricos aplicados em peças mais ajustadas e minimalistas. A cintura alta e o comprimento cropped prometem continuar na estação mais quente do ano. A tendência já conhecida foi apresentada por quase todos os estilistas desta temporada verão 2013.
Para os homens, uma peça que ganhou destaque foi a jaqueta jeans sobreposta, que deixava a impressão de peça dupla.
Os acessórios, na maioria em tons camelos, arremataram alguns looks. A caveirinha, claro, não ficou de fora da coleção e apareceu de forma discreta em bolsas grandes. Alguns modelos desfilaram com bolsas menores e um notebook na mão, para aproveitar o momento e divulgar a parceria que Herchcovitch fez com a HP. Os óculos, em parceria com a Chilli Beans, já são marcas registradas da grife do estilista.
A beleza, que ficou por conta de Robert Estevão, tinha cabelo com trança embutida na cabeça e fios presos em um rabo de cavalo, com muitos frizz. A make era discreta, com olho levemente marcado e blush.
As duas últimas modelos entraram na passarela em dupla e encerraram o desfile puxando a fila final de apresentação, que contou com a presença do estilista no centro.
Ficha técnica
Estilo: Alexandre Herchcovitch
Styling: Maurício Ianês
Direção de desfile: Roberta Marzolla
Trilha Sonora: Max Blum
Beleza: Robert Estêvão

