O São Paulo segue firme na caminhada rumo a um título inédito. Nesta quarta-feira, o time do Morumbi sofreu um gol no fim e ficou no empate por 2 a 2 com o Goiás. Porém, o resultado bastou para a equipe paulista virar semifinalista na Copa do Brasil, já que tinha ganhado a ida por 2 a 0. A competição nunca foi conquistada pelos são-paulinos, mas para conseguir isso eles precisarão primeiro passar pelo Coritiba, que eliminou o Vitória.
O São Paulo foi para o jogo com uma novidade que alterou o esquema tático: Bruno Uvini entrou de titular como líbero e, portanto, o time atuou no 3-5-2. Apesar de ter três zagueiros, os são-paulinos criaram a primeira chance de gol: aos 3min, Lucas foi lançado na área pela direita e tentou chutar forte, mas foi travado. O Goiás soube superar esse primeiro susto e passou a ficar com mais posse de bola, mas demorou para levar perigo.
A primeira oportunidade clara do time só aconteceu aos 19min: Iarley recebeu a bola na entrada da área e teve visão de jogo para achar Ricardo Goulart na área. O meia-atacante chutou de esquerda e fez a bola quase tirar tinta da trave.
A resposta do São Paulo saiu em uma jogada que só existiu por causa do novo esquema tático tricolor: com mais liberdade para atacar, o ala Cortez, que já vinha dando trabalho para a defesa goiana, recebeu sozinho na área e o chute conseguiu superar Harlei. Mas Rafael Tolói derrapou no gramado para salvar o gol quase em cima da linha.
Aos 28min, o Goiás tentou dar mais emoção à partida, mas durou pouco a tentativa dos mandantes. Iarley acertou outro bom passe para Goulart, que conseguiu abrir o placar. Mas de nada adiantou: um minuto depois, Jadson chutou da entrada da área, após jogada de Lucas, e marcou um golaço. Isso bastou para desanimar de vez os goianos, que precisariam fazer mais três gols para conseguir a classificação.
Depois do intervalo, o jogo continuou de forma lenta e só teve emoção em um lance de bola parada: aos 12min, após cobrança de escanteio, Rhodolfo conseguiu cabecear, mas o juiz marcou falta no lance. Porém, aos 16min, não teve nada que impedisse o São Paulo de decretar de vez a classificação: Luís Fabiano acertou passe na medida para Cortez, que entrou sozinho na área e teve frieza de centroavante para finalizar: 2 a 1, de virada.
Dessa vez o gol serviu para desanimar o São Paulo, já que o time se contentou com a vitória parcial e a classificação evidente. Já o Goiás tentou pelo menos evitar a derrota. Aos 26min, Dênis defendeu perigoso cabeceio de Ricardo Goulart. Mas, exatamente dez minutos depois, Egídio cobrou uma falta de longe e contou com desvio para empatar. Foi o último lance de emoção em uma partida que já estava definida.
Antes da partida, foi especulado que Emerson Leão poderia deixar o comando do São Paulo em caso de eliminação - o treinador tratou o caso como "fofoca".
Ficha técnica
GOIÁS 2 x 2 SÃO PAULO
Gols
GOIÁS:
Ricardo Goulart, aos 28min do 1º tempo; e Egídio, aos 36min do 2º tempo
SÃO PAULO:
Jadson, aos 29min do 1º tempo; e Luís Fabiano, aos 16min do 2º tempo
GOIÁS: Harlei; Peter (Vitor), Rafael Tolói, Ernando e Egídio; Marcos Paulo, Thiago Mendes, Ramon e Thiago Humberto (Eduardo Sasha); Ricardo Goulart (Netinho) e Iarley
Treinador: Enderson Moreira
SÃO PAULO: Dênis; Rhodolfo (João Filipe), Bruno Uvini e Edson Silva; Douglas (Rodrigo Caio), Casemiro, Cícero, Jadson (Maicon) e Cortez; Lucas e Luís Fabiano
Treinador: Emerson Leão
Cartões amarelos
GOIÁS: Thiago Mendes e Ricardo Goulart
SÃO PAULO: Douglas
Árbitro
Fabrício Neves Correa (RS)
Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)