Quem comparece sempre aos jogos do Corinthians no Estádio do Pacaembu se deparou com cenas inusitadas nesta quarta-feira, horas antes do duelo contra o Vasco da Gama, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. Milhares de policiais ocupavam a área da Praça Charles Miller, e um verdadeiro "esquema de guerra" foi armado contra uma possível queda do time paulista na competição.
O histórico de eliminações conturbadas do Corinthians na Libertadores é um dos alarmantes para o duelo desta quarta, que pode eliminar o clube do Parque São Jorge em caso de derrota ou empate com gols. Por isso, a precaução dos policiais é justificada.
Dezenas de caminhões fortificados utilizados apenas em operações especiais da PM marcavam os arredores da praça, enquanto um número incontável de viaturas estacionadas preenchia o espaço. O número de policiais era até superior ao de torcedores por volta das 19h.
"Estamos preparados caso o pior aconteça (eliminação do Corinthians). Sei que um forte esquema foi armado para evitar que quebra-quebra e arruaças ocorram pela cidade", disse um dos policiais, acompanhado de dezenas de outros montados a cavalos.
Depredações como as ocorridas nas eliminações contra River Plate, Palmeiras e Tolima são as principais preocupações das autoridades. O Corinthians se classifica à semifinais em caso de qualquer triunfo, por qualquer que seja o placar.
O Terra procurou pelos arredores do Pacaembu o tenente responsável para obter números exatos da operação da PM nesta quarta, mas até a publicação desta matéria o mesmo não foi encontrado.