Lançadora de dardo, a paraguaia Leryn Franco já tinha sido alvo da imprensa durante os Jogos de Pequim, em 2008. Agora, faltando menos de três meses para a Olimpíada de Londres, a atleta voltou aos holofotes, muito mais por sua beleza do que pela habilidade esportiva.
O jornal inglês The Sun estampou Franco em seu website destacando que ela foi vice-campeã no concurso de Miss Paraguai em 2006, e também seu fraco desempenho na Olimpíada chinesa, onde ficou na 51ª posição do lançamento de dardo.
Leryn Franco, 30 anos, obteve seus melhores resultados nas categorias menores, quando conquistou duas medalhas de ouro em Campeonatos Sul-Americanos Junior (1998 e 2001) e uma no Sul-Americano Sub-23, em 2004.
Na categoria adulta, a paraguaia acumula resultados inexpressivos, como o 24º no Mundial de Paris (2003), 42º nos Jogos de Atenas (2004) e 13º no Pan de Guadalajara, em 2011.
Apesar de ter feito o melhor lançamento da sua carreira no ano passado, quando, ao obter a marca de 55,66 m, conquistou a medalha de prata do Sul-Americano de Buenos Aires e estabeleceu o novo recorde paraguaio, Leryn Franco ainda está longe do índice B para os Jogos de Londres, que é de 59 m. O índice A é 61 m.
Mesmo assim, a paraguaia tem esperança de se classificar para sua terceira Olimpíada e, se não conseguir, sabe que terá muitas oportunidades em trabalhos como modelo.