No domingo (6), foi inaugurada a Base Regional Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no bairro Samambaia. A unidade fica na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, onde também funciona a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A data de entrega da UPA não ocorrerá mais no dia 27 de maio, conforme divulgado. Uma nova data será definida em breve.
A base fica estrategicamente à beira da rodovia e facilitará o atendimento em eventuais acidentes. Estarão disponíveis quatro Unidades de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias (moto dirigida por enfermeiro).
Além de Praia Grande, o serviço atenderá ocorrências em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. Para o secretário de Saúde Pública, o SAMU completa a estrutura de socorro para casos de urgência e emergência no Município. “Além da resposta mais rápida aos chamados, as equipes são treinadas para levar a estrutura de um pronto-socorro ao local da ocorrência. Isso está salvando muitas vidas na Cidade”, disse.
A disposição das bases operacionais, denominadas Regionais Descentralizadas, contribui com a rapidez no atendimento. Além da base do Samambaia, existem mais dois locais: Avenida Presidente Kennedy, 1.491 (fundos do Cemas), com entrada pela Rua Jatobá, no bairro Guilhermina, e Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº (fundos do PS Quietude).
Outro fator que contribui para a agilidade no atendimento é o serviço de comunicação digital, que é de última geração. Na Cidade, o SAMU funciona com 65 profissionais. O plantão da Base Samambaia terá uma equipe de 25 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas socorristas e radio-operadores.
O local conta com salas de coordenação, núcleo de educação continuada, administração, regulação, alojamento e arquivo.
|