Um mês após anunciar parceria para as eleições majoritárias de São Bernardo, PPS e PSDB reuniram na noite desta segunda-feira (23/04) lideranças nacionais para oficializar a aliança. O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) avalizou a união das siglas e a pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Alex Manente, coordenador do PPS no Grande ABC.
Pré-candidato ao Paço de São Paulo, Serra falou sobre a necessidade de projetos diferentes e caracterizou a parceria com o PPS municipal como “aliança da melhor qualidade”. Para o tucano, a desistência em lançar candidatura própria na cidade demonstra o projeto estratégico do partido. “É preciso desprendimento e visão política para formar uma aliança de renovação e que, se bem conduzida, nos levará à vitória.”
Com discurso direcionado aos problemas locais, Alex Manente – considerado principal nome da oposição após ter a maior votação da cidade em 2010 – afirmou que São Bernardo precisa de planejamento. “As pessoas que estão aqui se responsabilizam pelo futuro da nossa cidade. Não é simplesmente para criticar, estamos aqui para encontrar alternativas e mostrar que é possível investir melhor os recursos municipais.”
O vereador e presidente do PSDB municipal, Admir Ferro, que assumiu a vaga de vice, argumentou o favoritismo da chapa, única da oposição. “Aceitamos retirar a candidatura própria porque o partido quer vencer a eleição e essa é a melhor maneira”, alegou, ao completar que suas experiências administrativa e legislativa fortalecem a chapa. “São seis mandatos de vereador, além de atuar como secretário da Educação. Posso colaborar bastante.”
CACIQUES - O time tucano foi representado por nomes de peso. Presidente nacional do PSDB, o deputado federal Sérgio Guerra destacou a convicção da boa parceria. “Tenho orgulho de participar desta reunião e a convicção de que teremos bons resultados, pois trata-se de uma candidatura que luta pela democracia, que encontrará dificuldades, mas poderá contar com todo o nosso apoio.”
Presidente estadual do PPS, Davi Zaia lembrou a importância da eleição municipal, enquanto o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno, enfatizou a liderança de Alex Manente ao endossar as palavras do líder do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na Assembleia Legislativa, deputado estadual Samuel Moreira: “Hoje ele demonstrou o tamanho da sua força política ao reunir tantos nomes importantes”, resumiu.
Líder do PSDB no Grande ABC, o deputado federal William Dib disse que “São Bernardo reflete a política do Brasil” e reafirmou o compromisso do partido em apoiar a aliança com PPS. Já o secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo (PSDB), ponderou as razões que levaram o partido a renunciar para apoiar Alex Manente. “É um pré-candidato ético, com sensibilidade e capacidade para formular um bom plano de governo.”
Virtual candidata do PPS à Prefeitura da Capital, Soninha Francine falou sobre as características que motivam o político a trabalhar por sua cidade. “Alex e eu escolhemos a mesma forma para levar adiante nosso ativismo: queremos ser chefes do Executivo”, concluiu.