Na estreia de seu novo uniforme azul em partidas oficiais, o Santos não decepcionou seu torcedor nesta quinta-feira, ao bater por 2 a 0 o The Strongest-BOL, na Vila Belmiro. Com isso, a equipe alvinegra garantiu o primeiro lugar do Grupo 1 na Copa Libertadores da América e segue firme rumo ao bicampeonato seguido da competição.
O clube da Vila Belmiro teve atuação apagada durante todo o confronto, mas conseguiu dois gols no fim e foi capaz de despachar os bolivianos. O primeiro tento foi marcado por Alan Kardec, aos 41min da etapa complementar, enquanto Neymar completou dois minutos depois e fechou o placar.
Agora, o time do técnico Muricy Ramalho já sabe quem será seu adversário na próxima fase. Os santistas terão pela frente o Bolívar-BOL, com o primeiro jogo a ser realizado em território boliviano, enquanto o duelo de volta acontecerá na Vila Belmiro.
O jogo
O técnico Muricy Ramalho tinha à disposição força máxima para encarar o The Strongest-BOL nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, e tratou de mandar seus titulares a campo. O time boliviano, por sua vez, mandou uma equipe mais defensiva para Santos visando um gol no contra-ataque que o classificasse às oitavas de final.
Por isso, o retrato da partida foi o mesmo desde os minutos iniciais: o time brasileiro no ataque pressionando a todo tempo, enquanto o clube boliviano montou um "ferrolho", com Parada, Marchesini, Méndez e Torrico, e seguia se defendendo como podia. Chumacero e Reyes ainda ajudavam o setor, enquanto o goleiro Daniel Vaca se mostrava inspirado.
Por isso, a primeira grande chance do Santos veio aos 12min do primeiro tempo. Neymar buscou a jogada pessoal entre dois marcadores, tentou o arremate cruzado e a bola desviou, dando escanteio. Na sequência, o camisa 9 recebeu ajeitada do número 11 santista e soltou a pancada, mas a bola passou por cima do travessão.
Superior no jogo, o Santos pressionava como podia, mas não conseguia penetrar no sistema defensivo do The Strongest. A segunda grande chance do duelo foi com Soliz, que arriscou de fora da área e obrigou Rafael a fazer uma bela defesa, aos 33min. No minuto seguinte, Neymar bateu bela falta e Vaca espalmou.
O Santos ainda teve mais quatro grandes oportunidades antes do apito final que levaria os times ao intervalo. Na primeira, aos 36min, Dracena escorou de cabeça e Borges mandou no travessão. Depois, o mesmo camisa 9 desperdiçou novo cruzamento, finalizando nas mãos do goleiro, enquanto Elano perdeu gol feito, aos 44min, e Durval cabeceou para fora, nos acréscimos.
Na etapa complementar o ritmo do confronto continuou o mesmo. O The Strongest, recuado no campo de defesa e se segurando como podia, se mantinha com quase toda a equipe na parte de trás do gramado, enquanto o Santos se lançava ao ataque de todas as formas, seja com Neymar pelas pontas ou com Borges pelo meio.
A equipe praiana teve três grandes chances nos primeiros 20 minutos de confronto no segundo tempo. Arouca colocou por elevação na área para Borges, que cabeceou com desvio e mandou por cima do gol; Neymar recebeu cruzamento, dominou no peito e aplicou uma bicicleta, nas mãos de vaca; e o mesmo camisa 11, sozinho, penetrou na área e tentou de cobertura, mas chutou para fora.
E, quando tudo se encaminhava para um empate sem gols, eis que surge a estrela de Alan Kardec, que entrou no fim, recebeu escanteio de Neymar e cabeceou, abrindo o placar, aos 41min. O camisa 11 santista ainda fez o segundo de sua equipe dois minutos depois, ao receber passe na frente e tocar na saída do goleiro do The Strongest.
Camisa 11 do Santos entrou na Vila Belmiro em companhia de seu filho.Ficha técnica
SANTOS 2 x 0 THE STRONGEST-BOL
Gols
SANTOS:
Alan Kardec, aos 41min, e Neymar, aos 43min do segundo tempo
SANTOS: Rafael; Henrique (Alan Kardec), Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca (Ibson), Elano (Felipe Anderson) e Ganso; Neymar e Borges
Treinador: Muricy Ramalho
THE STRONGEST: Vaca; Parada, Marchesini e Méndez; Torrico, Chumacero, Reyes (Ramallo) e Cristaldo; Soliz, Escobar e Melgar (Sacha)
Treinador: Uber Acosta
Cartões amarelos
SANTOS: Henrique e Adriano
THE STRONGEST: Daniel Vaca, Parada e Leonel Reyes
Árbitro
Julio Quintana (PAR)
Local
Vila Belmiro, em Santos (SP)