Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, informa que instaurou processo administrativo contra o hipermercado Extra, Grupo Pão de Açúcar, por uso indevido de pesquisa de preços de produtos de Páscoa, para fins publicitários.
A empresa se utilizou dos dados da pesquisa do Procon-SP para destacar diferença entre os preços supostamente praticados em sua rede de hipermercados e a concorrência, quando, na verdade, a pesquisa foi realizada em dez estabelecimentos varejistas, visando apenas a divulgação do valor médio dos produtos encontrados, dentro do universo dos estabelecimentos pesquisados, para servir como referência para o consumidor.
Na divulgação do resultado da pesquisa, divulgado pela Assessoria de Comunicação do Procon-SP em 30 de março último. http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_pesquisa_pascoa_2012.pdf, está inserida a frase: “É vedada a utilização deste material para fins publicitários”.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital)
Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone: 0800-772-3633.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633.
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h.
Por fax: (11) 3824-0717.
Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial.
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.