Ele estava prometido desde o ano passado. Mas só agora a Kia estreou o Optima no mercado brasileiro. O sedã, que chega para substituir o Magentis, que deixou de ser importado em 2010, já está nas concessionárias da marca coreana, oferecido em duas versões: a de entrada, por R$ 96.900 e a topo de linha, que custa R$ 106.900.
O Optima vem preencher uma lacuna entre o Cadenza e o Cerato e tem um objetivo claro: tentar tomar uma fatia do segmento disputado por BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Os argumentos do modelo coreano começam pela vasta lista de itens de série. Na versão "básica" ele sai de fábrica com ar-condicionado digital dual-zone, direção elétrica, seis airbags, freios ABS com EBD, controle de tração, controle de estabilidade, sistema de fixação de cadeirinhas - Isofix -,bancos de couro, sistema multimídia com entrada para iPod, computador de bordo com controles no volante, regulagem elétrica dos bancos, entre outros. A versão topo de linha acrescenta teto-solar panorâmico, faróis de xenon e sistema de partida sem chave.
Para fazer mover o três volumes está o motor 2.4 l 16V de quatro cilindros em linha a gasolina, que gera 180 cavalos de potência, e que trabalha em conjunto a uma transmissão sequencial de seis velocidades com paddle-shift - borboletas atrás do volate.
Segundo apuramos, apesar de sua beleza e seu ótimo custo beneficio a concorrência não precisa se preocupar o novo Optima 2012, vai chegar a conta gotas. Estrategia da Kia para testar o mercado.FICHA TÉCNICA
Motor: diant., transv., 4 cil, 16V
Cilindrada: 2 359 cm3
Diâmetro x curso: 88 x 97 mm
Taxa de compressão: 11,3:1
Potência: 180 cv
Torque: 23,6 mkgf
Câmbio: aut. seq. / 6 marchas / dianteira
Dimensões: Comprimento/entre-eixos/altura/largura (cm); 485 / 280 / 146 / 159
Peso: 1 462
Peso/potência: 8,12
Peso/torque: 61,9
Porta-malas/caçamba: 437
Tanque: 70
Suspensão dianteira: independente, McPherson
Suspensão traseira: independente, Multilink
Freios: disco ventilado (diant.) / disco sólido (tras.)
Direção: hidráulica / 3 voltas
Pneus: 225/45 R18
Consumo urbano: 8,3
Consumo rodoviário: 11,8
0 a 100 km/h: 10,9
0 a 1000 m: 32,1
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D): 4,6
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D): 6,3
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D): 7,8
Frenagem: 120/80/60 km/h a 0 (m); 64,2 / 27,8 / 16,2
Ruído interno 1ª rpm máx: 65,7
Ruído interno 80 / 120 km/h: 58,3 / 65,3
Acessórios
Air bags frontais, laterais e de cortina
Abertura do capô e porta-malas com auxílio de amortecedores
Abertura elétrica do porta-malas e da tampa para abastecimento
Alarme com anti-furto
Antena eletrônica externa incorporada ao vidro
Ar-condicionado automático digital Dual Zone
Áudio com rádio, CD/MP3 player entrada auxiliar, USB + cabo para iPod
Banco do motorista com controles elétricos e memória
Banco traseiro rebatível e bipartido (60/40)
Bancos revestidos em couro
Câmera de ré com visor LCD de 3,5” no retrovisor interno
Chave keyless – abertura e travamento das portas e porta-malas à distância
Cintos de segurança dianteiros com pré-tencionador e limitador de carga e regulagem de altura
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (central traseiro tipo subabdominal)
Computador de bordo com controles no volante (8 funções)
Console central com porta-objetos e porta-copos
Console no teto com porta-óculos e luzes de leitura
Controle eletrônico de estabilidade – ESP
Controle eletrônico de tração – TCS
Controles de som no volante
Direção com assistência hidráulica progressiva
Desembaçador do vidro traseiro temporizado
Descansa-braço central traseiro com porta-copos
Dispositivo de abertura interna do porta-malas em caso de emergência
Eco-drive com controle no volante
Encostos de cabeças dianteiros ativos (Active Front Headrests)
Escapamento com dupla saída e ponteiras esportivas
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, aquecimento, setas com LED e rebatimento elétrico
Estepe com roda de liga leve
Faróis de neblina com lentes de policarbonato
Freios a disco nas 4 rodas com ABS/EBD
Iluminação no porta-malas e porta-luvas
Indicador de marchas no conjunto de mostradores
Lanternas traseiras com LED
Lanternas traseiras de neblina com LED
Limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável
Luz diurna de navegação com LED
Luz interna com temporizador e efeito fade-out
Para-brisa com desembaçador automático (Auto Defogging)
Para-sóis com porta-ticket, iluminação, espelho e extensão lateral
Piloto automático com controles no volante “Cruise Control”
Porta-luvas refrigerado com abertura amortecida
Porta-garrafas nas portas
Revestimento de couro no volante, manopla de câmbio e painéis laterais
Rodas de liga leve aro 18” com pneus 225/45/ R18
Sensor crepuscular
Sensor de chuva
Sensores de aproximação no para-choque traseiro
Sistema auxiliar para partida em aclives – HAC
Sistema de assistência em frenagens – BAS
Sistema Isofix
Spoiler na tampa traseira
Tomada auxiliar de energia 12V (console central)
Transmissão automática 6 marchas com opção de trocas sequenciais + paddle-shift
Travamento automático das portas com veículo em movimento
Travamento elétrico central das portas e porta-malas
Vidros elétricos nas 4 portas com função “One Touch Down & Up” e antiesmagamento para motorista e passageiro
Vidros verdes com para-brisa laminado
Volante de direção com regulagem de altura e profundidade