
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso declarou, neste domingo, ter votado no ex-governador José Serra nas prévias do PSDB, que irão decidir quem vai representar o partido nas eleições para prefeito de São Paulo. O tucano disse ter votado em Serra por "razões óbvias", já que eles são amigos há 40 anos, e negou a existência de um racha na legenda.
"Eu votei no Serra por razões históricas, mas acho que o mais importante das prévias são o fim dela, porque todos estarão unidos depois daqui", disse. Serra concorre com o secretário estadual de Energia, José Aníbal, e com o deputado federal Ricardo Tripoli, à indicação da legenda para disputar a sucessão municipal. Para FHC, embora os demais pré-candidatos sejam "bem preparados", o ex-governador tem "mais currículo" que os concorrentes.
"Eu diria que os nossos candidatos são todos preparados, mas o Serra tem mais currículo. Ele já foi prefeito e governador", afirmou. FHC minimizou o alto índice de rejeição que Serra tem entre o eleitorado e criticou a cobrança feita sobre o tucano por ele ter deixado, em 2006, a Prefeitura de são Paulo para concorrer ao governo do Estado - quebrando uma promessa de campanha feita em 2004.
"Eu se fosse ele não responderia mais (aos questionamentos sobre sua intenção em cumprir os quatro anos de mandato, se eleito). O Serra não está fazendo nenhuma manobra eleitoral (ao se candidatar)", disse o ex-presidente.