Novamente com um a mais em campo, Corinthians vence Cruz Azul e assume liderança

 

Esporte - 22/03/2012 - 13:40:46

 

Novamente com um a mais em campo, Corinthians vence Cruz Azul e assume liderança

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Danilo marcou o único gol do Corinthians na vitória sobre o Cruz Azul

Danilo marcou o único gol do Corinthians na vitória sobre o Cruz Azul

Especial Libertadores

Muitas vezes criticado pela torcida, o meia Danilo voltou a decidir a favor do Corinthians. Depois de abrir o placar e aliviar a situação do clube alvinegro no primeiro jogo em casa na Copa Libertadores da América, o camisa 20 marcou o único gol e assegurou a vitória da equipe de Tite por 1 a 0 sobre o Cruz Azul, em confronto válido pela quarta rodada da segunda fase da competição e disputado no Pacaembu na noite desta quarta-feira. De quebra, o triunfo assegurou a liderança do Grupo 6 do torneio.

A segunda vitória na competição deixou a equipe corintiana, ainda invicta no torneio após quatro jogos, com oito pontos na classificação, restando duas rodadas para o final da etapa de grupos. Já o Cruz Azul, derrotado pela primeira vez na Libertadores justamente diante do Corinthians no Pacaembu, permanece com sete pontos. Nacional-PAR é o terceiro com três, enquanto o Deportivo Táchira ocupa a lanterna com apenas um - os dois times se enfrentam no dia 27.

Embalado pelo resultado positivo, o Corinthians volta a campo pela Copa Libertadores somente no próximo dia 11, quando poderá assegurar a classificação às oitavas de final de forma antecipada. O time comandado por Tite enfrentará o Nacional-PAR, a partir das 22h, em Ciudad del Este. O Cruz Azul, por outro lado, tentará a recuperação diante do Deportivo Táchira, fora de casa, no dia 3.

Entretanto, antes de pensar novamente na competição sul-americana, o Corinthians terá um clássico pela frente. Neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Pacaembu, a equipe do Parque São Jorge encara o Palmeiras, em briga direta pelas primeiras posições da fase de classificação do Campeonato Paulista.

Danilo resolve, Corinthians abre placar e alivia pressão

Depois de controlar o Cruz Azul durante os primeiros minutos da partida disputada no México, o Corinthians voltou a minar as tentativas da equipe mexicana no Pacaembu. Dominante no setor de meio-campo, auxiliado pelo bom rendimento de Alex e Danilo, o time do Parque São Jorge evitou qualquer surpresa por parte dos rivais, que, a princípio, buscariam surpreender no contra-ataque.

A primeira grande oportunidade corintiana surgiu dos pés de Alex. Depois de ver Paulinho desarmado pela defesa adversária, Alex arriscou o chute para ótima defesa de Corona. Alvo de pedidos de titularidade na seleção mexicana, o goleiro do Cruz Azul, aliás, viria a ser o destaque visitante durante a partida; contudo, o jogador apenas pôde torcer aos 16min, quando o arremate de Liedson passou perto do travessão.

Apesar do melhor ritmo apresentado, o Corinthians sofreu um grande susto durante os primeiros 45 minutos. Aos 29min, Flores levantou da direita na direção de Giménez. O camsia 10 desviou de cabeça para o meio na direção de Perea, que se antecipou aos zagueiros corintianos para desviar próximo à meta de Júlio César.

O susto acabou beneficiando a equipe do Parque São Jorge. A partir do quase gol de Perea, o Corinthians evitou as faltas próximas à intermediária e diminuiu ainda mais os espaços na marcação do time mexicano, que, acuado, se limitou somente a evitar as descidas corintianas, especialmente com Alex e Fábio Santos pela esquerda, e Edenílson e Danilo pela direita.

Muito marcado, o time da casa conseguiu evitar a pressão de ir para o intervalo com a igualdade no marcador. Aos 35min, Alex cobrou falta na direção do marca do pênalti e encontrou Danilo. O meia, novamente decisivo, ganhou a disputa pelo alto e, sem marcação, desviou de cabeça para dar a vantagem ao Corinthians.

Corinthians para em goleiro mexicano, mas garante vitória magra

A abertura do placar na parte final da primeira etapa permitiu ao Corinthians se soltar mais em campo. Com menos de dez minutos, o time de Tite criou três oportunidades claras para definir o resultado no Estádio do Pacaembu. Logo a 1min, Fábio Santos recebeu bom passe de Alex e só parou em Corona. Três minutos depois, o goleiro fez grande defesa após chute de Paulinho.

Apesar das grandes defesas, a melhor participação de Corona no segundo tempo ocorreu justamente na terceira chance criada pelo Corinthians no início da etapa complementar. Fábio Santos recebeu passe de Alex e invadiu a área sozinho. Com tempo e espaço para marcar o segundo gol dos paulistas na partida, o lateral esquerdo, entretanto, parou em Corona. O goleiro fez grande defesa e evitou o tento.

O Corinthians manteve o ritmo conforme o avançar do tempo. Aos 15min, Corona novamente apareceu para evitar uma nova comemoração do clube do Parque São Jorge. Jorge Henrique recebeu pela esquerda, arrancou em grande jogada e bateu firme. O goleiro saltou e evitou o gol do camisa 23, que já balançara as redes contra o Nacional.

Dono da partida, o Corinthians viu o Cruz Azul se acuar ainda mais depois dos 25min. Depois de entrar no lugar do apagado Liedson, que alcançou a marca de 12 jogos sem gols, Emerson arrancou e foi parado por Fausto Pinto. O jogador do time mexicano recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Entretanto, os visitantes quase empataram aos 43min. acertou a trave.

Com "expulsão injusta", mexicanos admitem: Corinthians pôde golear

A superioridade do Corinthians sobre o Cruz Azul não se refletiu na vitória por 1 a 0 obtida pela equipe paulista no Estádio do Pacaembu, nesta quarta-feira, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Pelo menos essa é a análise da maior parte da imprensa mexicana, que elogiou a atuação do goleiro Jesús Corona apontando que este salvou os visitantes de sofrer uma goleada em São Paulo.

"Com uma exibição muito pobre (o Cruz Azul) conseguiu apenas não ser goleado, porém de forma igual terminou perdendo, com o que cedeu a liderança do Grupo 6", analisou o diário Milenio. Graças ao êxito, o Corinthians assumiu a liderança da chave com oito pontos, um a mais que o oponente mexicano. Nacional, do Paraguai, soma três, enquanto que o Deportivo Táchira, da Venezuela, tem um - as equipes têm uma partida a menos e se enfrentam no estádio do Táchira, o Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, na próxima terça-feira.

"Se não fosse pela excelente tarde em que saiu José de Jesús Corona o quadro cruzazulino teria levado pelo menos um par de anotações (a mais)", apontou o diário La Prensa. "Corona foi o herói de um Cruz Azul que não teve capacidade de resposta frente a um Corinthians que jogou como o que é", completou o jornal La Afición.

A partida no Pacaembu recebeu destaque nesta quinta também na Fifa. Um texto publicado no site da entidade afirma que o Corinthians está "ainda invicto após quatro jogos", porém acrescenta que o time mexicano "quase empatou", aos 42min do segundo tempo, quando o atacante Emanuel Villa acertou a trave esquerda do goleiro Júlio César. "Nesse momento, o Cruz Azul estava jogando com dez homens já que o defensor Fausto Pinto foi expulso", lê-se no site.

Apesar de reconhecer o domínio dos mandantes, a imprensa mexicana não aceitou a expulsão de Fausto Pinto. O árbitro uruguaio Martín Vázquez deu o segundo cartão amarelo ao atleta aos 26min do segundo tempo "depois de assinalar uma falta inexistente do asteca sobre Emerson, que conseguiu com um salto de grande dificuldade", escreveu o diário Estadio.

O jornal La Prensa também falou sobre o lance, classificando a expulsão como "injusta" visto que a "entrada não era nem sequer falta". O Milenio também criticou essa decisão do juiz Martín Vázques.

Arquivo Grupo @HORAMuito marcado, Alex pede orientação a Tite durante o compromisso diante do Cruz Azul.FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 x 0 CRUZ AZUL-MEX

Gols:

CORINTHIANS: Danilo, aos 35min do primeiro tempo

CORINTHIANS: Júlio César; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex (Elton); Jorge Henrique e Liedson (Emerson)
Técnico: Tite

CRUZ AZUL: José Corona; Gerardo Flores, Jair Pereira, Manuel Mariaca e Adrián Cortés; Israel Castro (Maranhão), Fausto Pinto, Héctor Gutierréz e Christian Giménez; Omar Bravo (Emanuel Villa) e Edixon Perea (Manuel Vela)
Técnico: Enrique Meza

Cartões Amarelos
CORINTHIANS: Ralf, Emerson e Danilo
CRUZ AZUL: Fausto Pinto, Manuel Mariaca e Jair Pereira

Cartões Vermelhos
CRUZ AZUL: Fausto Pinto

Árbitro
Martín Vázquez (URU)

Público e renda
29.637 pagantes (31.477 público total) e renda de R$ 1.889.112,50

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

 

Elenco corintiano abraça Danilo após o meia abrir o placar no Estádio do Pacaembu

Elenco corintiano abraça Danilo após o meia abrir o placar no Estádio do Pacaembu

Jornal mexicano destaca "salto de grande dificuldade" de Emerson no lance da expulsão de Fausto Pinto

Jornal mexicano destaca "salto de grande dificuldade" de Emerson no lance da expulsão de Fausto Pinto

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo