Em partida disputada no Estádio Novelli Júnior, o Ituano conseguiu reagir uma diferença de dois tentos no marcador e conseguiu empatar com o São Caetano por 2 a 2, neste sábado, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Paulista.
Geovane colocou o São Caetano em vantagem aos 16min do primeiro tempo. Já no segundo tempo, Geovane ampliou aos 7min. Mas com dois gols nos últimos cinco minutos, com Jefferson Luiz e Thiago Bezerra o Ituano evitou a derrota e garantiu um ponto.
O resultado mantém os dois times no meio da tabela do Campeonato Paulista. O São Caetano é o 12º colocado com 16 pontos, um a mais que o 13º Ituano. Na próxima rodada, as equipes voltam a jogar no sábado. O clube do ABC paulista recebe o Catanduvense, enquanto a equipe de Itu visita o Botafogo em Ribeirão Preto.
O jogo
O São Caetano começou melhor a partida. Mantendo a posse de bola, dificultava a criação das jogadas do adversário. Com poucas chances claras, o placar foi inaugurado em uma das primeiras finalizações do jogo. Aos 15min, Geovane recebeu lançamento duvidoso e, com extrema categoria, finalizou cruzado e abriu o placar para os visitantes.
Aos 19min, o Ituano respondeu, em chute forte de Tiago Bezerra, acertando o travessão do goleiro Luiz. Cinco minutos depois, o São Caetano respondeu, também em chute de longa distância, desta vez com Marcone. O goleiro Roberto se esticou e conseguiu desviar para escanteio.
Visivelmente melhor na partida, o São Caetano seguiu mantendo a bola por mais tempo que o adversário. Geovane continuava finalizando com perigo e assustando os torcedores do Ituano presentes no Novelli Júnior. O time da casa voltou a ameaçar o adversário apenas aos 31min, em chute rasteiro de Kleiton Domingues.
No final da primeira etapa, os visitantes seguiram com maior posse de bola e pressionando o Ituano. Encontrando dificuldades, o técnico Roberto Fonseca não esperou o intervalo e modificou sua equipe. Sacou Rodrigo Costa, que já havia recebido o cartão amarelo, e pôs Jefferson Luiz, procurando ofensividade.
A melhor chance do Ituano veio no último minuto do primeiro tempo, com Davi Ceará. O atacante chutou rasteiro, e o goleiro Luiz, na ponta dos dedos, afastou para escanteio.
Na segunda etapa, o Ituano começou se impondo em campo. Aos 3min, o goleiro Luiz, em bela defesa, salvou o empate dos mandantes, após cabeçada de Jefferson Luis. Mesmo com a pressão dos donos da casa, foi o São Caetano que ampliou, aos 7min. Marcone cruzou da direita, e Geovane, novamente, empurrou para o fundo das redes.
Após sofrer o segundo gol, o Ituano seguiu pecando nas finalizações. Aos 17min, Jefferson Luiz recebeu ótimo passe e saiu de frente ao goleiro Luiz, mas chutou em cima do mesmo. Buscando mais ofensividade, Roberto Fonseca tirou o lateral Gustavo e pôs o atacante Chapinha.
Quem foi se destacando durante a etapa final foi o goleiro do São Caetano, Luiz. Aos 24min, em cabeçada venenosa de Vitor Hugo, o camisa 1 do time do ABC paulista defendeu, sem dar rebote. Em contra-ataque, no minuto seguinte, Izael chutou forte e quase fez o terceiro dos visitantes.
Novamente aos 30min, Luiz salvou o São Caetano. Após boa troca de passes na entrada da área, Tiago Bezerra finalizou de frente para o gol. O goleiro do São Caetano praticou nova defesa e evitou o primeiro do Ituano. Aos 35min, Chapinha também teve seu tento evitado por Luiz.
Mas o Ituano começou a mudar a história do jogo aos 40min, com Jefferson Luiz. Após receber cruzamento de Davi Ceará, o camisa 17 testou firme para diminuir a desvantagem. No lance seguinte, o goleiro Luiz derrubou Kleiton Domingues, obrigado o árbitro a marcar pênalti para o Ituano. Na cobrança, Tiago Bezerra bateu com precisão, empatando o jogo e dando números finais a partida.