Especial Libertadores
Com uma atuação inspirada de seu camisa 10, o meia Paulo Henrique Ganso, o Santos virou para cima do Juan Aurich-PER e venceu por 3 a 1, nesta quinta-feira. O duelo, realizado no Estádio Elías Aguirre, em Chiclayo (PER), rendeu ao time alvinegro a vice-liderança do Grupo 1 da Copa Libertadores da América.
O clube brasileiro saiu perdendo no duelo, ao sofrer gol do atacante Luis Tejada ainda no início, mas conseguiu a virada no primeiro tempo, com Fucile e Ganso, ampliou no segundo com Borges, após assitência de Ganso, e deixou o Peru com três pontos preciosos na disputa pela liderança da chave.
O topo da classificação ainda pertence ao Internacional, que possui os mesmos seis pontos que os santistas, mas com maior saldo de gols (5 a 2). O The Strongest-BOL, por sua vez, possui a mesma pontuação, mas tem saldo negativo de três gols.
A equipe paulista volta a campo pela competição continental na próxima quinta-feira, quando irá receber o mesmo Juan Aurich-PER, mas no Estádio do Pacaembu, às 22h (de Brasília). Inter e The Strongest se encaram no dia interior, às 19h45, no Hernando Siles, em La Paz (BOL).
O jogo
Escalado com força total, o Santos partiu para cima do Juan Aurich desde o início do duelo desta quinta-feira. Inspirado, Neymar buscava jogadas individiais e tabelas velozes com Ganso, mas viu a equipe da casa surpreender e abrir o placar.
Logo aos 4min, Valencia cobrou infração pela meia esquerda e viu Rafael defender em dois tempos. Depois, Tejada pegou a sobra da zaga alvinegra e soltou uma bomba, novamente defendida pelo camisa 1 santista.
O tento peruano saiu apenas aos 14min, após bela jogada de Kahn. O atleta avançou pelo lado esquerdo, deu cruzamento nos pés de Tejada, que fez o giro e finalizou no canto esquerdo, sem chances para o arqueiro santista.
Atrás do placar, o Santos acuou o time local e parecia atuar em sua própria casa. Logo no minuto seguinte, Neymar cobrou falta com categoria e obrigou o goleiro Penny a se esticar e fazer uma linda intervenção com a ponta dos dedos.
Melhor no jogo, o clube brasileiro não demorou para empatar e virar o placar da partida. Primeiro, aos 35min, Juan achou Borges dentro da grande área, cruzou na cabeça do atacante e viu o camisa 9 perder o domínio. Foi aí que Fucile surgiu bem e finalizou para o fundo das redes, deixando tudo igual.
Na sequência, três minutos após o empate, Ganso bate falta com precisão do bico da grande área e mandou a bola no canto direito de Penny, que falhou após ser enganado por uma quicada "mortal" do arremate santista.
Na etapa complementar, a equipe paulista ainda aproveitou vantagem numérica após expulsão de Guadalupe, que acertou pontapé em Arouca, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso do jogo, deixando o time local em desvantagem numérica.
Aos 23min, apenas 10 minutos após a suspensão de Guadalupe, o inspirado meia Paulo Henrique Ganso dominou a bola no meio de campo e deu uma linda assistência para Borges, que invadiu a área, fez seu primeiro gol com bola rolando no ano, o terceiro do Santos no jogo e deu números finais ao placar no Peru.
Antes do fim do confronto, Neymar ainda brilhou em alguns lances solitários. Efetuou um bom passe para Ibson na lateral da área e viu o volante finalizar forte, nas mãos de Penny; aplicou um chapéu de carretilha em Rojas e levou um soco, ignorado pelo árbitro; e deu para Ganso arrematar com precisão da intermediária, mas o goleiro peruano novamente salvou a pátria.
Time brasileiro saiu perdendo no primeiro tempo, mas conseguiu virar e terminar etapa inicial com placar de 2 a 1 a favor.Ficha técnica
JUAN AURICH-PER 1 x 3 SANTOS
Gols
JUAN AURICH-PER:
Luis Tejada, aos 14min do primeiro tempo
SANTOS:
Fucile, aos 35min, e Paulo Henrique Ganso, aos 39min do primeiro tempo, Borges, aos 23min do segundo tempo
JUAN AURICH-PER: Diego Penny; Roberto Guizasola, Luis Guadalupe, Leandro Fleitas e Nelinho Quina; Jhon Valencia, Alfredo Rojas, Anderson Cueto (Orlando Contreras) e Eduardo Kahn; Ysrael Zuñiga e Luis Tejada
Treinador: Diego Umaña
SANTOS: Rafael; Fucile, Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Henrique (Adriano), Ibson e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec)
Treinador: Muricy Ramalho
Cartões amarelos
JUAN AURICH-PER: Nelinho Quina, Roberto Guizasola, Luis Guadalupe, Leandro Fleitas, Orlando Contreras e Jhon Valencia
SANTOS: Fucile, Henrique e Juan Cartões vermelhos
JUAN AURICH-PER: Leandro Fleitas
Árbitro
Roberto Silvera (URU)
Local
Estádio Elias Aguirre, em Chiclayo-PER