Corinthians derrota Nacional e vence 1ª na Libertadores

 

Esporte - 08/03/2012 - 07:39:07

 

Corinthians derrota Nacional e vence 1ª na Libertadores

 

Da Redação com agências

Foto(s): Ricardo Matsukawa/Terra

 

Danilo anotou o primeiro gol corintiano na partida desta quarta-feira

Danilo anotou o primeiro gol corintiano na partida desta quarta-feira

Especial Libertadores

O Corinthians conseguiu a primeira vitória na Copa Libertadores de 2012. Em partida realizada no Estádio do Pacaembu na noite desta quarta-feira, a equipe do Parque São Jorge derrotou o Nacional, do Paraguai, pelo placar de 2 a 0 e se aproximou do Cruz Azul, do México, na disputa pela liderança do Grupo 6 da competição sul-americana. O meio-campista Danilo e o atacante Jorge Henrique foram os autores dos gols que asseguraram os triunfo do time comandado por Tite.

O resultado positivo conquistado na estreia da equipe em casa na Libertadores deste ano deixou o Corinthians em boa situação na disputa pelas duas vagas às oitavas de final. O atual campeão brasileiro soma quatro pontos, dois abaixo do Cruz Azul e três acima do Deportivo Táchira, responsável pelo empate corintiano na primeira rodada. O Nacional, por outro lado, segue zerado.

Embalado pela primeira vitória na competição, o Corinthians terá o compromisso, teoricamente, mais difícil desta etapa de grupos. Na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), o pentacampeão nacional terá pela frente o Cruz Azul, no Estádio Azul, no México. Já o Nacional tentará os primeiros pontos contra o Deportivo Táchira, no Parque Central, na terça-feira, às 19h45.

Personagem do primeiro tempo, Danilo vence retranca paraguaia

O Nacional viajou ao Estádio do Pacaembu satisfeito em manter a igualdade no marcador. A postura retraída permitiu ao Corinthians dominar completamente a primeira etapa do duelo desta quarta-feira em São Paulo. Dono da posse de bola, o clube do Parque São Jorge, entretanto, mostrou dificuldades na parte de abertura da partida para conseguir ultrapassar a barreira defensiva dos paraguaios.

A primeira grande oportunidade do Corinthians no confronto surgiu dos pés de Danilo. Aos 12min, Liedson descolou um ótimo passe para o meia. O camisa 20 corintiano driblou dois zagueiros e saiu à frente da meta adversária. Contudo, na tentativa de fintar o goleiro Ignacio Don, o jogador acabou tendo a ação interrompida pelo camisa 1 adversário.

A oportunidade, ao invés de originar uma grande pressão corintiana sobre os paraguaios, foi a única do Corinthians durante a metade inicial da primeira etapa. A equipe comandada por Tite, embora soberba em relação à posse de bola, falhou na criação de jogadas, acumulando erros de passes, especialmente com Alex e Paulinho.

O diferencial paulista em campo era Danilo. Aos 37min, o meia novamente quase arrancou o grito de gol da torcida no Pacaembu. Depois de dividida entre Liedson e o goleiro Don, a bola sobrou para Danilo. O camisa 20, com muita tranquilidade, dominou e arriscou por cobertura. Entretanto, um defensor, sobre a linha, afastou.

Grande personagem da primeira etapa, Danilo acabou premiado no minuto seguinte. No único momento de pressão corintiana até então, Liedson dominou na entrada da área pelo lado esquerdo e arriscou o chute. O goleiro paraguaio, inseguro, deu rebote. Na sobra, o camisa 20, com categoria, fintou o defensor e abriu o placar, aliviando a pressão sobre o time de Tite antes do intervalo.

Corinthians evita sofrimento e mata o jogo com Jorge Henrique

A vantagem conquistada pelo gol de Danilo permitiu ao Corinthians trabalhar ainda mais a posse de bola durante a segunda etapa. Completamente dominante no campo ofensivo, o time comandado por Tite criou a primeira oportunidade para aumentar o marcador aos 12min. Jorge Henrique arrancou pela esquerda e cruzou para a área. No rebote proporcionado pela defesa paraguaia, Alex chutou firme, de direita, e quase balançou as redes.

Extremamente recuado, o Nacional, aos poucos, tentou avançar a equipe. Contudo, a falta de qualidade técnica do adversário corintiano impediu qualquer tipo de mudança no panorama da partida. Os visitantes acumularam erros de passes e facilitaram o trabalho de Chicão e Leandro Castán, os únicos defensores disponíveis para o duelo desta quarta-feira - Paulo André, em fase final de recuperação, e Wallace, que se lesionou contra o Santos no último final de semana, acabaram vetados.

Sem sofrer com o ímpeto adversário, o Corinthians sacramentou os três pontos aos 21min. Improvisado na lateral direita na vaga de Alessandro, Edenílson arrancou e cruzou na medida para Jorge Henrique. O camisa 23 entrou em velocidade e, de peito, estufou as redes paraguaias no Estádio do Pacaembu.

O Corinthians seguiu administrando a partida com competência até o final. Com o resultado já construído, Tite teve a oportunidade de dar um ritmo de jogo ainda maior ao centroavante Élton, o atacante Emerson e o meia Douglas. Totalmente dominante, o time seguiu controlando o ritmo, evitando qualquer tipo de pressão por parte dos paraguaios.

Arquivo Grupo @HORAO Corinthians ocupa a segunda posição do Grupo 6, com quatro pontos somados em duas rodadas.FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 x 0 NACIONAL-PAR

Gols:

CORINTHIANS: Danilo, aos 38min do 1º tempo; e Jorge Henrique, aos 21min do 2º tempo

CORINTHIANS: Júlio César; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Alex (Douglas) e Jorge Henrique (Emerson); Liedson (Élton).
Técnico: Tite.

NACIONAL-PAR: Ignacio Don; Mazacotte, Caniza, Mendoza e Herminio Miranda; Derlis Orué, Riveros, Villarreal e Cáceres (Cano); Javier González (Bogado) e Angel Orué (Rodrigo Teixeira).
Técnico: Javier Torrente.

Cartões Amarelos
CORINTHIANS: Fábio Santos e Leandro Castán
NACIONAL-PAR: Javier González

Árbitro
Enrique Osses (Chile)

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Alex se movimentou em todos os setores do ataque corintiano

Alex se movimentou em todos os setores do ataque corintiano

Recuado, o Nacional não exigiu muito da defesa corintiana durante a primeira etapa do duelo

Recuado, o Nacional não exigiu muito da defesa corintiana durante a primeira etapa do duelo

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo