A Câmara de São Bernardo comemorou os 95 anos da imigração japonesa no último sábado, dia 14, através da sessão solene de iniciativa do vereador Hiroyuki Minami, que presidiu a solenidade e foi o representante dos Poderes Legislativo e Executivo. A mesa de honra também foi composta pelo cônsul do Japão em São Paulo, Iwao Nishiyama, do segundo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa em São Paulo, Tadayoshi Wada, do presidente da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo, Yukio Hatano, e do chefe de instrução do Tiro de Guerra do município, primeiro sargento Carlson Agostinho.
O homenageado da noite, em nome de toda colônia japonesa, foi o ex-jogador de beisebol Antônio Kunio Kuwahara, que recebeu a Medalha João Ramalho. Atletas da categoria pré-infantil do São Bernardo Baseball compareceram, uniformizados, à solenidade para lhe prestarem um tributo. Minami acredita que foi graças a Kuwahara que a cidade passou a ser conhecida como um dos grandes celeiros e formadores de jogadores de beisebol brasileiro, nas categorias mirim e infantil.
Durante a solenidade houve apresentação das cantoras mirins Clarissa Mochikawa e Haruka Inazumi, de sete e três anos, respectivamente. Já os jovens Elton Iwasaki e Lílian Rioko Hatori falaram em nome das escolas de língua japonesa instaladas em São Bernardo.
A cerimônia contou com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra, que executaram os hinos do Brasil e de São Bernardo, e do Coral da União das Associações Nipo-Brasileiras do município, que ficou responsável pelas apresentações musicais sob a regência da professora Kuniko Kumai. A maestrina protagonizou um show à parte ao entoar o hino do Japão com o acompanhamento do músico Chuji Kumai.
|