O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, encaminha-se para vencer no primeiro turno e com larga vantagem as eleições presidenciais na Rússia. O grande favorito e homem forte da Rússia pós-soviética obteve 63,42% dos votos, segundo os primeiros resultados, baseados na apuração dos votos de 30% das seções eleitorais, anunciou neste domingo a comissão eleitoral russa.
"Vencemos em uma batalha aberta e honesta" as eleições russas, disse Putin, com os olhos marejados, nas primeiras declarações diante de milhares de simpatizantes, segundo imagens exibidas pela TV russa.
O líder comunista, Gennady Zyuganov, o seguia, com 17,25% dos votos, e o magnata Mikhail Prokhorov estava em terceiro, com 7,29%. O populista Vladimir Zhirinovsky tinha 7,19%, enquanto o ex-presidente da Câmara alta, Sergei Mironov, contabilizava 3,72%.
O resultado inicial das urnas reflete à risca o indicado por pesquisas de boa de urna. Uma sondagem do Fundo de Opinião Pública, divulgada pela agência Interfax, indica que Putin teria obtido 59,3% dos votos, enquano que outra sondagem, feita pel Instituto Vtsiom, concede 58,3% dos votos ao premiê. A aferição do Fundo aponta o candidato do Partido Comunista da Rússia, Gennady Zyuganov, na segunda posição, com 18,8% dos votos, seguido do candidato independente, o magnata Mikhail Prokhorov, com 9,6%.
Apoio a Putin
Mais de 110 mil simpatizantes de Vladimir Putin se reuniram - segundo a polícia - perto do Kremlin, no centro de Moscou, em uma manifestação de apoio ao primeiro-ministro, apontado como vencedor. "Às 21h50 (14h50 de Brasília), mais de 110 mil pessoas participavam de uma manifestação de apoio a Vladimir Putin", declarou a polícia em um comunicado.
|