Março será um mês de reflexão em São Bernardo sobre o papel e os desafios da mulher. A Prefeitura preparou programação especial durante todo o mês em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. As atividades incluem narração histórias, exibição de filmes, mostras de cinema, oficinas, atendimentos de saúde, entre outros.
A programação foi aberta na quinta-feira (1) com o filme Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar, um dos 28 da mostra Mulheres na Direção, exibidos nos cineclubes Biblioteca Monteiro Lobato, Biblioteca Pública Malba Tahan, Biblioteca Guimarães Rosa e Biblioteca Machado de Assis.
Na semana de 5 a 9 de março, a saúde será o foco. As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão a campanha de prevenção ao câncer de útero e mama.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) promove, no dia 8, a partir das 19h, no Centro de Referência do Idoso (CRI), o debate O papel da mulher na sociedade, com as participações do ex-deputado federal José Genoino e da presidente do Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, Silvia Pimentel.
As ações serão encerradas no dia 31, com a Tarde para as mulheres: alegria, saúde, serviços, beleza, atividades culturais, dança e música. Organizado pela Sedesc, o evento será realizado no espaço da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv), das 13h às 18h, com a participação de diversas secretarias municipais.
No dia será oferecido um conjunto de serviços para as participantes, como oficinas de dança, alimentação saudável, informação sobre sexo seguro, maquiagem, meio ambiente, informações relativas aos direitos das mulheres, serviços sobre reconhecimento de paternidade e violência contra as mulheres.
A Cajuv e o CRI estão localizados na Avenida Redenção, 271, no Centro. Confira, abaixo, a programação completa.
Contação de histórias
Data: de 1 a 31/3
Em diversos espaços públicos nos bairros: Centro, Parque Selecta, Montanhão, Jardim Irajá, Riacho Grande, Assunção, Jardim Esperança, Vila União, Batistini, Parque São Bernardo, Vila Moraes, Jardim Cláudia, Parque dos Químicos, Zanzalá, Parque Havaí, Jardim Represa e Jardim do Lago.
Mais informações: 4336-8224
Mostra de Cinema Mulheres na Direção
Data: de 1 a 31/3
Locais:
Cineclube Biblioteca Pública Malba Tahan
Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos.
Mais informações: 4368-1010
Cineclube Biblioteca Guimarães Rosa
Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção.
Mais informações: 4351-5422
Cineclube Biblioteca Machado de Assis
Avenida Araguaia, 284, Riacho Grande.
Mais informações: 4354-9809
Cineclube Biblioteca Monteiro Lobato
Rua Jurubatuba, 1.415, Centro.
Mais informações: 4330-2888
Testagem de HIV, Sífilis, Hepatite B e C
Data: de 1 a 30/3
Horário: das 8h às 17h
Local: Centro de Testagem e Aconselhamento - Ambulatório de Especialidades Médicas
Av. Armando Ítalo Setti, 402 – salas 309 e 310, Centro
Campanha de prevenção do câncer de útero e de mama com coleta de Papanicolau
Data: de 5 a 9/3
Horário: das 8h às 17h
Local: nas 32 unidades Básicas de Saúde (UBS)
Painel Debate O papel da mulher na sociedade
Atividade contará com a participação do ex-deputado federal José Genoino e com a Profª Drª. Silvia Pimentel, presidente do Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres
Data: 8/3
Horário: 18h
Local: Centro de Referência do Idoso (CRI) – Avenida Redenção, 271, Centro
Tarde para as mulheres: alegria, saúde, serviços, beleza, atividades culturais, dança, artesanato e música
Data: 31/3
Horário: das 13h às 18h
Local: Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv)
Avenida Redenção, 271, Centro.
Mais informações: 4126-3770
Bate papo com a filósofa Olgária Matos, abordando o tema A leitura e a escrita no ocidente: a ideia de transmissão de um saber viver
Data: 31/3
Horário: 15h
Local: Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato
Rua Jurubatuba, 1.415, Centro.
Mais informações: 4336-8224
|