O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, lançou nesta quinta-feira (1/3), no Paço Municipal, três novos produtos que irão alavancar o potencial turístico da cidade e fortalecer a divulgação dos principais roteiros, equipamentos e serviços locais além das fronteiras do País. Na ocasião, foram apresentados para a imprensa, empresários do setor e demais autoridades o Guia Turístico Oficial do Município, Site de Turismo de São Bernardo do Campo e Projeto de Sinalização Turística.
As novas ferramentas fazem parte de uma série de ações comandadas pela Prefeitura desde o início do atual governo, a fim de impulsionar o segmento. O turismo foi eleito pelo chefe do Executivo como uma das áreas estratégicas desta Administração.
Outra novidade que irá colaborar para fomentar o setor também foi anunciada. A Prefeitura e a Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau firmaram um protocolo de intenções para cooperação mútua de divulgação dos destinos turísticos de São Bernardo. A entidade promove a ampliação dos estabelecimentos associados e divulgação dos equipamentos públicos de interesse desse setor.
O São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo por meio da atividade turística, apoiando a melhoria dos serviços e atendimento. Para isso, atua na captação, geração e incremento de eventos, além de realizar projetos e capacitações que visam melhorar a qualidade do atendimento prestado aos visitantes de negócios e lazer.
De acordo com Marinho, o segmento responde por até 8% dos empregos gerados no município e a tendência é ampliar cada vez mais esse indicador. “Estamos criando as oportunidades para que o trade de turismo municipal e regional possa se desenvolver cada vez mais. Já investimos na revitalização de importantes equipamentos, como Cidade da Criança e Parque Estoril, estamos revitalizando a Prainha do Riacho Grande, melhoramos a identidade visual da cidade e temos diversos outros projetos, mas essa é uma aposta de todos, tanto do governo quanto da iniciativa privada”, disse o prefeito.
Site – O site www.turismosaobernardo.com.br, elaborado pela Prefeitura em conjunto com a iniciativa privada, por meio do Grupo de Turismo de São Bernardo, foi custeado entre parceiros e empresas que compõem o trade turístico local. Com um layout moderno e interativo, o site reúne dicas de lugares para comer, se divertir e se hospedar no município. O internauta também pode navegar pela galeria de fotos e vídeos, acessar um breve histórico da cidade e dados sobre eventos, se cadastrar para receber notícias e acompanhar novidades referentes ao segmento por meio das principais redes sociais.
Guia Turístico – Já o Guia Turístico trata-se de um mapa lúdico colorido em duas versões (português e inglês), que traz uma lista com 32 endereços do município, divididos nas áreas de alimentação, hospedagem, dança e diversão, serviços e telefones úteis. Para a elaboração do material, a Prefeitura realizou um chamamento público para convidar empreendimentos interessados a participar da iniciativa.
O valor do investimento foi de R$ 50 mil e contou com recursos da iniciativa privada. Ao todo, foram confeccionados 85 mil exemplares, que serão distribuídos junto a empresários do setor, acadêmicos, órgãos públicos, eventos e feiras. É possível encontrar esse material ainda no Centro de Informações Turísticas situado na Cidade da Criança (Espaço Redenção), hotéis, parques, restaurantes e demais pontos estratégicos do município.
O mapa também conta com dicas de onde se hospedar, comprar, comer e se divertir, bem como endereços de casas de câmbio, locadoras de veículos, pontos de táxis e agências de viagem, entre outros serviços.
Sinalização – O projeto de sinalização turística visa a colocação de 452 placas para sinalizar 36 pontos turísticos considerados relevantes. A ação, em fase final, é coordenada em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Transportes e Vias Públicas e envolve recursos da ordem de R$ 1,1 milhão, sendo R$ 585 mil do Ministério do Turismo e contrapartida de R$ 515 mil da Prefeitura.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, além de insuficiente e sem padronização, a sinalização anterior estava defasada e em desacordo com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do MTur.
Entre os endereços incluídos nos novos produtos destacam-se a Igreja da Matriz, Chácara Silvestre, Cidade da Criança, Parque Estoril, Prainha do Riacho Grande, Estádio Primeiro de Maio, Pinacoteca Municipal, Pavilhão de Exposições Vera Cruz, teatros, rotas gastronômicas e parques, entre outros.
Feira internacional - Outra boa notícia é a participação da Prefeitura na ITB Berlim, grande feira internacional de turismo, de 8 a 11 de março, sediada na Alemanha. São Bernardo foi convidada a fazer parte do estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). No espaço, irá expor os novos produtos de turismo local, além de vídeos e outros itens. Assim como as outras edições, a ITB 2012, que é a de número 46, acontece no pavilhão de exposições da Messe Berlin, em um espaço de 160 mil metros quadrados.