Novidades que integram o novo Windows 8 podem gerar dúvidas e receios
Como desligar o Windows 8
Com a remoção do Menu Iniciar e o novo ambiente Metro, o caminho para desligar o Windows 8 mudou.
Pode parecer estranho ter um tutorial com este título, mas acredite, ele é válido. O Windows 8 está diferente em muitos sentidos, inclusive em relação a como tarefas corriqueiras devem ser executadas.
A versão Beta do novo sistema operacional da Microsoft, batizada de Customer Preview, eliminou o Menu Iniciar da Barra de tarefas; com isso, o caminho para desligar, reiniciar e hibernar o computador mudou. Além disso, o novo ambiente Metro é totalmente diferente do que se está acostumado com as versões anteriores do Windows.
Para desligar o Windows 8, é necessário abrir a Charms Bar, a barra que se abre no canto direito da tela e com a qual é possível acessar diferentes áreas do sistema. Com ela aberta, você deve clicar em “Settings”.
Em seguida, clique em “Power”, e você verá as opções para hibernar, desligar e reiniciar em um menu pop-up.
Como você pode perceber, a proposta do Windows 8 é integrar experiências de desktops com as de portáteis. O problema é que quem está acostumado à maneira como os desktops funcionam atualmente vai se sentir incomodado com as novidades e terá muitas dificuldades no primeiro estágio da adaptação.
Como instalar programas que o Windows 8 bloqueia
Aprenda a desativar o filtro SmartScreen para o Windows 8 e diminua o número de notificações e avisos recebidos.
Um dos recursos de segurança do Windows 8 é o SmartScreen, um serviço desenvolvido para identificar aplicativos baixados da internet que podem ser perigosos. Ao executar um arquivo, o novo Windows exibe alertas quando há algum risco. O filtro é semelhante ao recurso utilizado no Internet Explorer, o qual alerta sobre sites maléficos.
O problema é que o SmartScreen pode ser inconveniente, e bastante. Não raramente, ele exibe notificações desnecessárias, identificando programas seguros como potencialmente perigosos. Por isso, você vai aprender neste simples tutorial como desabilitar este recurso do Windows 8.
Apesar de ser considerado inconveniente por quem já experimentou o Windows 8, o SmartScreen é um recurso que proporciona segurança adicional. Por isso, é recomendável que você o desabilite apenas caso siga outras medidas de segurança.
Faça você mesmo
A fim de desabilitar o SmartScreen para aplicativos no Windows 8, abra a Central de Ações (Action Center) do sistema operacional. Clique com o botão direito sobre o ícone com uma bandeira na bandeja do sistema e, em seguida, clique em “Open Action Center”.
Na janela que se abre, clique em “Change Windows SmartScreen settings”, no canto superior esquerdo.
Uma pequena caixa de diálogo se abre, e você tem três opções, a saber:
“Get administrator approval before running an unrecognized app from the Internet (recommended)” — é o comportamento padrão do Windows 8 Customer Preview, a opção mais restrita de segurança, portanto, exibe mais avisos e notificações;
“Warn before running na unrecognized app, but don’t require administrator approval” — não requer permissão de administrador, mas notifica aplicativos desconhecidos;
“Don’t do anything (turn off Windows SmartScreen)” — desabilita o recurso totalmente.
Portanto, para não receber mais avisos e notificações, selecione a última opção e clique em “OK”.
Desabilite também no Internet Explorer
O SmartScreen para Windows 8 é inspirado no recurso do navegador da Microsoft, o qual também pode ser desabilitado. Para isso, siga o caminho Tools > Safety > Turn off SmartScreen Filter.