Neymar voltou inspirado da folga em que aproveitou as noites de sábado e domingo no Carnaval de Salvador. Nesta quarta-feira, o atacante comandou a vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Comercial, na Arena do Barueri, fazendo toda a jogada do primeiro gol, marcado pelo meio-campista Ibson. Já no fim, Durval ainda complementou o resultado, de cabeça.
O êxito foi o quarto consecutivo do Santos no Campeonato Paulista. Antes, a equipe havia batido, em casa, o Linense por 4 a 1 e colecionado dois resultados positivos longe de seus domínios: contra o Botafogo-SP, também por 4 a 1, e contra o Mirassol, por 3 a 1.
Após começar mal a campanha no Estadual, o clube, atual bicampeão da competição, chega a 18 pontos, ocupando momentaneamente o quarto lugar. O time ainda pode ser ultrapassado pelo São Paulo, que compete pela nona rodada a partir das 22h (de Brasília) desta quarta contra o Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid.
Na Arena Barueri, o técnico Muricy Ramalho tinha apenas um desfalque e escalou o time principal, com o goleiro Aranha substituindo Rafael, que sofre com dores musculares. O grande destaque da partida foi Neymar, que fez de tudo um pouco em campo: toque de calcanhar, pedaladas e, inclusive, a jogada do primeiro gol, na qual passou por dois adversários antes de servir Ibson, aos 28min do primeiro tempo.
No fim da partida, o atacante ainda sofreu duas faltas duras que renderam cartões amarelos a Jordã e Ricardo Conceição. A segunda foi cobrada pelo meio-campista Elano na cabeça do zagueiro Durval, que balançou as redes e deu números finais ao confronto aos 36min do segundo tempo.
O Santos volta a campo pelo Estadual diante da Ponte Preta, no sábado, a partir das 18h30 (de Brasília), outra vez na Arena Barueri. Já o Comercial recebe o Mirassol no domingo, no mesmo horário, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto.
O jogo
Embalado por uma sequência de três vitórias seguidas no Campeonato Paulista, o Santos começou pressionando o Comercial. Logo aos 3min, o atacante Borges mostrou que daria trabalho à zaga adversária, ao driblar o marcador e chutar forte para o gol. Atento, Alex Santana fez a defesa.
Ofensivo, o time praiano teve mais uma grande chance para marcar, aos 10min. O atacante Neymar cobrou escanteio pelo lado esquerdo, na medida para a cabeçada do zagueiro Edu Dracena, mas a bola explodiu no travessão.
Bem postado na defesa e explorando os contra-ataques, o Comercial chegou com perigo ao gol adversário. Em cobrança de falta, aos 18min, o lateral esquerdo Rossato acertou a trave direita de Aranha, assustando a torcida.
Após essa oportunidade, os comandados de Muricy voltaram a ameaçar o oponente aos 26min. Neymar iniciou a jogada encontrando Borges livre na grande área. Porém, em vez de bater para o gol, o centroavante resolveu tocar para Ganso, que chegou atrasado no lance e não conseguiu mandar a bola para o fundo das redes.
Dois minutos depois, o Santos alcançou o gol. Neymar fez grande lance individual, deixando dois marcadores para trás, antes de servir Ibson, que aproveitou a saída do goleiro Alex Santana para abrir o placar com um toque de categoria com a perna esquerda.
Com mais espaço para criar chances após o gol, o Santos quase chegou ao segundo antes do intervalo. Aos 37min, Paulo Henrique Ganso encontrou Juan livre pela esquerda. O lateral arriscou a finalização, mas Alex Santana fez a defesa, mandando a bola para escanteio.
Aos 46min, o Comercial voltou a assustar, em nova cobrança de falta de Rossato. O experiente ala bateu a infração na direção do gol, a bola desviou na metade do caminho e Aranha teve que espalmar o chute para evitar problemas. O zagueiro Fabão isolou no rebote, desperdiçando a última oportunidade da primeira etapa.
Na volta do intervalo, os santistas continuaram dominando o jogo e, aos 12min, o time quase ampliou a vantagem. Neymar cobrou falta pela direita, Ganso antecipou a marcação e, com um toque de cabeça, acertou o travessão do Comercial.
Com a partida sob controle, apesar do placar mínimo, o Santos tocava pacientemente a bola, esperando um espaço na zaga rival para chegar ao segundo gol.
Entretanto, o segundo tento só foi acontecer aos 36min. Em cobrança de falta, Elano, que havia entrado no lugar de Ibson, colocou a bola na cabeça de Durval. O toque do zagueiro foi no ângulo esquerdo de Alex Santana, que nada pôde fazer para evitar o segundo gol do confronto.
Os santistas ainda criaram mais duas boas chances para ampliar a vantagem. Aos 40, Juan cruzou para Alan Kardec, que havia entrado há poucos minutos na vaga de Borges, acertar o travessão. No minuto seguinte, Elano tabelou com Ganso e quase deixou a sua marca.
O Santos ainda continuou no ataque, pressionando o adversário, mas o placar permaneceu inalterado até o apito final do árbitro.
Santos obteve a quarta vitória seguida no Paulista; após o início ruim, a equipe embalou na luta pelo tricampeonato.Ficha técnica
SANTOS 2 x 0 COMERCIAL
Gols
SANTOS:
Ibson, aos 28min do primeiro tempo; e Durval, aos 36min do segundo tempo
SANTOS: Aranha; Fucile (Crystian), Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Henrique, Ibson (Elano) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec)
Treinador: Muricy Ramalho
COMERCIAL:Alex Santana; Jordã, Fabão, Leandro Camilo e Rossato (Wellington); Ricardo Conceição, Jonílson (Henrique Motta), Carlos Magno e Luís Augusto; Henan (Jaílton) e Alex Rafael
Treinador: Márcio Fernandes
Cartões amarelos
SANTOS: Borges
COMERCIAL: Fabão, Leandro Camilo, Luís Augusto, Ricardo Conceição e Jordã
Árbitro
Aurélio Santanna Martins (SP)
Local
Arena Barueri, em Barueri (SP)