Entre os cinco presidentes que votaram contra o título da Mocidade Alegre na tarde desta terça-feira esteve o da Vai-Vai, Darly Silva, o Neguitão, que afirmou que a campeã anunciada pela Liga "levou, mas não ganhou" o Carnaval paulistano de 2012.
"É uma pena. É uma escola que levou, mas não ganhou. Se fosse a Vai-Vai, a gente não gostaria de levar esse título", afirmou Neguitão, que criticou a desistência de dois jurados já na quinta-feira, um dia antes da primeira noite de desfiles no Anhembi. "Depois de fazer três meses de curso, um dos jurados falou que não se sentia apto. O outro alegou que a Liga do Rio de Janeiro o havia chamado. Esses argumentos não convenceram. Até se fosse verdade, deveriam falar antes com os presidentes", disse.
Neguitão também lamentou a avaliação do quesito evolução pelos jurados, que consideraram perfeito o andamento da Mocidade na avenida. "(A Mocidade) Não mereceu levar 10 na evolução. A escola ficou 10 minutos parada na avenida. Tomamos três paus em evolução, e eles tomaram três 10", lamentou o presidente, para quem a campeã não deveria ter sido anunciada hoje. "Não sei numerar todas (as escolas que votaram contra a decisão), mas Rosas de Ouro, com certeza, Vai-Vai, Camisa (Verde e Branco) e Pérola (Negra). As notas desses dois jurados podem ser fundamentais. A sugestão é, no mínimo, procurar os jurados amanhã para saber deles sobre as notas que foram atribuídas. O regulamento não está sendo aplicado. Seria mais justo o cancelamento, hoje, e apurar amanhã as notas", completou.
As cédulas foram verificadas por peritos da Polícia Civil, que embalaram as notas em sacos plásticos e as levaram para a delegacia. No total, cinco entre 12 presidentes votantes tentaram impedir o anúncio do título. Apesar de ter sido anunciada campeã, a presidente da Mocidade Alegre colocou em xeque a relação entre as escolas e afirmou não ter ficado "contente". "Não gostei desta situação de hoje. Não estou me sentindo muito bem com isso. Até então, havia escolas que estavam atrás (do título). Não estou satisfeita, fica descrente a relação entre os presidentes, entre as comunidades. Não sei se vai ter comemoração", disse Solange Cruz Rezende.
Para as 10h30 de quarta-feira está previsto pronunciamento do prefeito Gilberto Kassab no sambódromo do Anhembi sobre os episódios desta tarde.
"Não estou satisfeita", diz presidente campeã do Carnaval em SP
Apesar de ter sido anunciada campeã do Carnaval de São Paulo, a presidente da Mocidade Alegre colocou em xeque a relação entre as escolas e afirmou não ter ficado "contente" após os atos de vandalismo que atrasaram em cerca de quatro horas a divulgação do resultado. "Não gostei desta situação de hoje. Não estou me sentindo muito bem com isso. Até então, havia escolas que estavam atrás (do título). Não estou satisfeita, fica descrente a relação entre os presidentes, entre as comunidades. Não sei se vai ter comemoração", disse Solange Cruz Rezende.
O racha mencionado por Solange pode ser decorrente da dificuldade em se achar consenso na decisão de quem ficaria com o título. Em reunião da Liga com as 14 escolas do Grupo Especial, 12 votaram e sete se posicionaram favoráveis em consagrar a Mocidade com o primeiro lugar do Carnaval.
Para as 10h30 de quarta-feira está previsto pronunciamento do prefeito Gilberto Kassab no sambódromo do Anhembi sobre os episódios desta tarde.