O deputado estadual Orlando Morando segue atuando fortemente na extensão da Linha 2 – Verde do Metrô, em monotrilho. Nesta segunda-feira (13/02), o deputado, juntamente com o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes e o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, realizaram a inspeção das obras de construção da estação Oratório e do pátio Oratório.
Na ocasião, o governador anunciou o início das obras do trecho de mais de 4,5 quilômetros que vai desde a estação Oratório até o cruzamento com a Avenida Sapopemba. No último dia 10 de janeiro, o Metrô recebeu a Licença Ambiental de Instalação para a construção de mais essa extensão.
"Nós vamos entregar o ano que vem Oratório: estação e pátio. Aliás duas estações: estação Vila Prudente e a estação Oratório. Depois, 2014, mais oito estações. Chegaremos a São Mateus. Então, já temos aí 10 estações. E ficam mais sete pra 2016", declarou Alckmin após a vistoria.
O primeiro trecho do prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô, Vila Prudente-Oratório, com extensão de 2,9 km, encontra-se em implantação e é composto por duas estações: Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório. Posteriormente, seguirá de Oratório a São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O trecho final, São Mateus - Hospital Cidade Tiradentes, terá sete estações e 11,4 km de extensão. No total, serão 24,5 km, ligando Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes, com 17 estações.
A extensão total da Linha 2-Verde é um empreendimento orçado em R$ 4,9 bilhões (incluindo as obras civis, equipamento elétrico e trens). O mesmo local das duas estações Vila Prudente abrigará futuramente uma terceira linha do Metrô, a Linha 15-Branca, entre Vila Prudente e Tiquatira (após Penha), também na zona Leste.
A Linha 18 Bronze, o metrô do ABC, seguirá esse modelo da extensão da Linha 2-Verde, com tecnologia do monotrilho. "Levamos em consideração o tempo menor de implantação deste sistema em relação ao metrô convencional, além da previsão de atendimento pleno da demanda", explicou o deputado Orlando Morando, que é membro da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa.
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