A conversão do motor a álcool ou a gasolina para motor a gás atrai o interesse do consumidor pela grande diferença de preço dos combustíveis. Mas existem muitas dúvidas em relação à eficiência da transformação e, além disso, o dono do carro teme que a mudança leve a perda da garantia do veículo. Preocupada com essa situação a GM passou a oferecer aos clientes a opção de transformação a gás do Astra Sedã equipado com motor 1.8 litro a álcool. Para isso, credenciou a empresa Rodagás, de São Paulo, responsável pela alteração do motor para funcionar com GNV. O serviço é feito e o carro não perde a garantia de fábrica. Em breve, segundo a GM, outras oficinas da Rodogás, distribuídas pelo país, também serão credenciadas. A manutenção do equipamento será feita nas concessionárias Chevrolet, com apoio das oficinas Rodagás.
O Astra bicombustível tem um sistema de injeção seqüencial que permite o funcionamento do motor tanto com álcool quanto com GNV. Em qualquer momento o motorista pode mudar a chave, optando por um ou por outro.
Além do custo menor do combustível, o carro a gás tem menor custo de manutenção e polui menos. Segundo a GM, os cilindros instalados pela Rodagás são de pequeno porte, deixando espaço no porta-malas para bagagem. O Astra a gás com motor 1.8 tem 99 cv a 5.290 rpm e torque de 13,9 mkgf a 2.450 rpm.
|