Ainda sem reencontrar o bom futebol exibido na Série B de 2011, a Portuguesa apenas empatou com o Ituano por 1 a 1 no Canindé neste sábado, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Este é o terceiro empate da equipe paulistana no torneio que venceu apenas um jogo. O resultado deixa a Portuguesa na décima colocação, com seis pontos, enquanto o Ituano é o 14º, com dois a menos.
Como as duas equipes precisavam desesperadamente da vitória para engrenar no Paulista, o início do jogo deste final de semana foi movimentado no Canindé. O Ituano não se intimidou e atacou desde os primeiros minutos, enquanto a Portuguesa passou a incomodar quando investiu pelas laterais e nos chutes da entrada da área.
Aos 26min do segundo tempo, o Ituano conseguiu abrir o placar. Chapinha recebeu passe na meia, pela direita, e finalizou de fora da área para superar o goleiro Weverton. A Portuguesa não se abateu e reagiu aos 34min, quando Raí recebeu lançamento de Léo Silva e bateu com estilo para o gol.
A equipe do Canindé, porém, poderia ter saído com um resultado melhor. Nos acréscimos, Henrique foi derrubado dentro da área, mas a arbitragem além de não ver infração, puniu o jogador da Portuguesa com o cartão amarelo por simulação.

Ficha Técnica
PORTUGUESA 1 X 1 ITUANO
Portuguesa: Weverton; Ivan (Raí), Rogério, Renato e Marcelo Cordeiro; Boquita (Maylson), Léo Silva, Guilherme e Henrique; Ananias e Vandinho (Rafael Oliveira). Técnico: Jorginho.
Gols: Raí, aos 28 minutos do segundo tempo.
Ituano: Douglas; Alex, Tiago Gomes, Anderson Salles e Gustavo; Alan Mota, Rodrigo Costa, Chapinha (Escobar) e Kleyton Domingues; Otacílio Neto (Alan) e Evando (Michel). Técnico: Ruy Scarpino.
Gols: Chapinha, aos 26 minutos, e Raí, aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marcelo Cordeiro e Henrique (Lusa); Rodrigo Costa, Otacílio Neto, Alan Mota (Ituano)
Local: Canindé.
Árbitro: Marcio Henrique de Góis.
Público: 2.006 pagantes.
Renda: R$ 39.855,00