Até o dia 30, o Núcleo Henfil de Cultura apresenta a mostra Bicho Homem Bicho que reúne 39 obras do acervo da Pinacoteca de São Bernardo do Campo, com temas sobre homens e animais. A visitação começou dia 10 e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h, e aos sábados das 9h às 14h, com entrada gratuita.
A exposição é dividida em três blocos: um sobre a representação plástica de animais reais ou imaginários, outro sobre a relação entre seres humanos e animais e, por fim, o próprio ser humano em sua constante luta para afastar-se de seu lado selvagem e animal.
Os artistas escolhidos para mostra são os seguintes: Aldemir Martins, Arnold, Boccara, Charbel, Chico da Silva, Chirinea, Dipaiva, Elvin Alves, Ganupe Bahia, Júlio Faria, L. Mauro, Lamarques, Luis Gonzaga de Souza, Márcio Fidelis, Maty Vitart, Nonato, Orlando Mattos, Rego, Villaça e Waldomiro de Deus.
Pinacoteca – Em mais essa mostra, com obras da Pinacoteca de São Bernardo do Campo, o público tem a oportunidade de conhecer parte do acervo colecionado ao longo de 23 anos da existência desse patrimônio artístico da região do ABC. Inaugurado em 26 de novembro de 1980, o museu contava com um acervo inicial de 78 obras de 54 artistas, recolhidas em diversas dependências da Prefeitura Municipal e aquisições indiretas e doações.
Hoje o acervo da Pinacoteca soma 845 obras, sendo 272 aquisições e 573 doações, num valor total calculado em R$ 1,2 milhão.
A atual administração reuniu 370 peças, sendo a maioria doações, que aumentaram significativamente o acervo da Pinacoteca.
A Secretaria de Educação e Cultura está preparando um CD e um livro com toda a história da Pinacoteca de São Bernardo do Campo, que será lançado ainda em 2003.
|