Os moradores de uma rua na Vila Paulicéia, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, estão sofrendo com o lixo acumulado em um córrego que passa pelo bairro e a má iluminação de uma praça.
Eles reclamam que a quantidade de dejetos no leito do córrego Canhema, na rua Francisco Alves, causa alagamento nas ruas em dias de chuva. A sujeira também atrai ratos em torno do córrego. A prefeitura, no entanto, diz que a limpeza é feita periodicamente e nega que haja lixo e transbordamento na região. Mesmo com a desinsetização e desratização realizadas em dezembro, os ratos continuam no local.
A prefeitura informa que há estudos para a drenagem no local, mas sem previsão para o início das obras. O bairro fica na divisa de São Bernardo do Campo com a cidade de Diadema. Nesses casos, as intervenções são de responsabilidade do Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
A praça Constantino Bovolini, localizada na mesma rua, também é alvo de reclamações dos moradores. Segundo eles, usuários de drogas frequentam o local durante o dia e a noite, graças a ausência de iluminação e o lixo acumulado.
A prefeitura afirma que a manutenção de ajardinamento com o corte de grama na praça foi realizada no dia 16 de dezembro do ano passado. Um projeto de melhoria da iluminação do local está prevista para o início de 2012. Embora haja rondas regulares no bairro, a prefeitura disse que vai intensificar o número de viaturas da Guarda Civil Municipal.
Com informações de Eduardo Andreassi, de São Paulo (SP)