O preço dos veículos importados das montadoras que não possuem fábricas no Brasil deve subir entre 15% e 28% neste ano, afirmou José Luiz Gandini, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) nesta quarta-feira.
"O governo brasileiro deveria, como indicava o programa Brasil Maior, ter reduzido a alíquota do IPI para as montadoras que efetivamente investissem em tecnologia, de modo a recuperar terreno perdido. Não o contrário. Sobretaxar os importados, fora do Mercosul e do México, além de inconstitucional, foi uma insensatez", afirmou em nota Gandini.
Em 2011, a importação de veículos associados da Abeiva cresceu 87,4% ante o ano imediatamente anterior. Já nos primeiros dias deste ano, as vendas de veículos tiveram uma queda de 23%. Os importados caíram 32% e os associados da Abeiva caíram 40% ante os mesmos dias de dezembro do ano passado.
A projeção da associação é que as vendas possam cair cerca de 20% neste ano. Por isso, a estretégia das importadoras pode ser reduzir os investimentos realizados no Brasil. De acordo com Gandini, a Kia Motors, por exemplo, pretende diminuir em cerca de 50% o montante investido em marketing.
"Com o imposto de importação máximo acordado pela OMC de 35%, um dos mais elevados do mundo, com a alíquota do IPI diferenciada em 30 pontos porcentuais e mais variação cambial, 2012 será um ano muito difícil aos associados da Abeiva", afirmou em nota Gandini.