No Personalidade Mais deste sábado (29/10), o deputado estadual Orlando Morando entrevistará a Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Souza Arruda. O programa vai ao ar às 21h30, na TV Mais, canal 14 da Net.
Dra. Eloisa esclarece na entrevista que a secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, é o órgão do governo do Estado de São Paulo que mantém as relações institucionais com o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades ligadas à justiça, cidadania e direitos humanos. Além de coordenar, no âmbito estadual, a aplicação de medidas socioeducativas, a defesa dos direitos dos consumidores, acesso à medicina social e de criminologia, questões fundiárias, acesso à justiça e promoção da cidadania.
“Nossa missão é promover os direitos humanos e fortalecer a cidadania, oferecendo suporte referencial à população, às ações estratégicas e aos programas do Governo do Estado de São Paulo”, conta a secretária.
Orlando Morando questiona sobre os principais desafios na Secretaria e Dra. Eloisa citou alguns como executar o pacote de obras de reforma, ampliação e construção de novos fóruns no Estado de São Paulo; colaborar com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe); auxiliar na superação dos danos causados pela violência aos familiares de vítimas com óbito ou sobreviventes de modalidades criminosas e atuar na prevenção por meio de intervenções jurídicas, sociais e terapêuticas por intermédio do Centro de Referência e Apoio à Vítima; auxiliar no combate ao tráfico de seres humanos, por meio da conscientização de agentes públicos e das possíveis vítimas, da desarticulação das redes de tráfico e da eliminação do preconceito que discrimina as vítimas e inibe denúncias.
Outro assunto em destaque foi a Coordenação de Políticas sobre Drogas (Coed), criada em julho de 2011, na Secretaria da Justiça, para atuar na prevenção ao uso e abuso, tratamento de dependentes e repressão ao tráfico de drogas. O deputado Orlando Morando perguntou especialmente sobre o que está sendo feito e quais as estratégias para acabar com a Cracolândia.