Especial Fórmula 1
Campeão antecipado da atual temporada da Fórmula 1 desde a semana passada, Sebastian Vettel venceu, na madrugada deste domingo, o Grande Prêmio da Coreia do Sul, disputado em Yeongnam, e chegou à 10ª vitória em 16 corridas na temporada.
O triunfo do alemão concede à Red Bull o bicampeonato do Mundial de Construtores da Fórmula 1. Com 558 pontos, O time possui 140 a mais do que a segunda colocada McLaren, que tem 418, e não pode ser alcançada por nenhuma outra escuderia.
Para ganhar a corrida, Vettel, que largou na segunda colocação, superou Lewis Hamilton, da McLaren, logo na primeira volta e não perdeu mais a liderança da prova desde então.
Pole position, o inglês cruzou a linha de chegada na segunda colocação, seguido pelo australiano Mark Webber, companheiro do vencedor na escuderia austríaca, que completou o pódio na Coreia.
Jenson Button, da McLaren, foi o quarto, a frente de Fernando Alonso e Felipe Massa, da Ferrari, quinto e sexto colocados, respectivamente. O brasileiro, que largou uma posição na frente de seu companheiro de equipe e manteve a posição durante grande parte da corrida, acabou prejudicado pela equipe na troca de pneus e perdeu a posição para o espanhol.
Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, Nico Rosberg, da Mercedes, Sebastian Buemi, também da Toro Rosso, e Paul Di Resta, da Force India, completaram os dez primeiros.
Após má largada, na qual perdeu quatro posições e caiu para 19º, Bruno Senna, da Lotus Renault, conseguiu a recuperação dentro do GP e ficou em 13º, exatamente uma posição atrás de Rubens Barrichello, da Williams, que havia largado em 18º.
Na volta 17, o russo Vitaly Petrov, da Lotus Renault, protagonizou o único acidente do circuito, ao bater com força na traseira de Michael Schumacher, da Mercedes, obrigando o Safety Car a rodar pela pista durante quatro voltas para a retirada dos pedaços de carros.

Confira o resultado do Grande Prêmio da Coreia do Sul: 1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 1h30min01s994 2: Lewis Hamilton (ING/McLaren) + 12s019 3: Mark Webber (AUS/Red Bull) + 12s477 4: Jenson Button (ING/McLaren) + 14s694 5: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 15s689 6: Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 25s133 7: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 49s538 8: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) + 54s053 9: Sebastién Buemi (SUI/Toro Rosso) + 1min02s762 10: Paul di Resta (ESC/Force India) + 1min08s602 11: Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1min11s229 12: Rubens Barrichello (BRA/Williams) + 1min33s068 13: Bruno Senna (BRA/Lotus Renault) + 1 volta 14: Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus) + 1 volta 15: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) + 1 volta 16: Sergio Pérez (MEX/Sauber) + 1 volta 17: Jarno Trulli (ITA/Team Lotus) + 1 volta 18: Timo Glock (ALE/Virgin) + 1 volta 19: Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) + 1 volta 20: Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) + 1 volta 21: Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) + 3 voltas
Não completaram: Pastor Maldonado (VEN/Williams) Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault) Michael Schumacher (ALE/Mercedes)

Com vitória de Vettel, Red Bull conquista o Mundial de Construtores
O triunfo de Sebastian Vettel em Yeongam, na Coreia do Sul, não só recalcou a sua hegemonia na Fórmula 1 - venceu dez de 16 provas na temporada - como também garantiu à Red Bull o bicampeonato do Mundial de Construtores. A equipe austríaca chega a 558 pontos e não pode mais ser ultrapassada pela McLaren, que soma 418.
A segunda posição na prova coreana ficou justamente com Lewis Hamilton, que largou na primeira colocação, mas perdeu a ponta na primeira volta. O australiano Mark Webber, companheiro de Vettel na Red Bull, completou o pódio. O britânico Jenson Button ficou em quarto, seguido pelo espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa.
Com o título nas mãos de Vettel, a briga pelo vice-campeonato do Mundial de pilotos passa a ser um dos maiores atrativos das últimas provas da temporada. Jenson Button é o segundo colocado, com 222 pontos, à frente de Alonso, com 212, Webber, com 209, e Hamilton, com 196. A próxima prova da F-1 é o GP da Índia, em 30 de outubro.
|