Borges mais uma vez marcou, o Santos venceu pela quarta vez consecutiva e deu prosseguimento ao bom momento nesta quarta-feira. Fora de casa, o time de Muricy Ramalho venceu o lanterna América-MG por 2 a 1 no Parque do Sabiá na abertura da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro e se aproximou ainda mais do grupo dos primeiros colocados do torneio nacional.
Artilheiro do Campeonato Brasileiro, Borges fez o primeiro gol do jogo aos 17min do segundo tempo. Kempes chegou a igualar para o América logo depois, aos 22min, mas um gol de Edu Dracena decretou o triunfo da equipe de Muricy, que não perde no Brasileiro agora há oito jogos - o último revés foi em 17 de agosto, por 3 a 2 em casa para o Coritiba.
O resultado desta quarta deixou o Santos com 35 pontos e dois jogos a menos que os demais times do Brasileiro, mantendo a equipe alvinegra viva na briga pelo título. Já o lanterna América-MG, agora em um jejum de quatro jogos, segue no fundo da tabela, com apenas 19 pontos.
O Santos não se acanhou no Parque do Sabiá e começou a partida com um ritmo mais forte, dominando a bola no setor ofensivo, apesar da dificuldade de ligação entre meio de campo e ataque. Com três volantes e três atacantes, sem meias, a equipe alvinegra se manteve mais tempo com a bola nos pés, mas tinha notória dificuldade de criar jogadas e furar o trio de zaga do América-MG.
O lance de ataque que mais chamou a atenção saiu de uma jogada individual de Neymar, que tentou invadir a área pelo lado esquerdo e "imitou" Leandro Damião, tentando uma carretilha (ou lambreta) sobre o volante Glauber aos 16min. A cobertura da defesa americana, porém, foi mais rápida e afastou o perigo. Enquanto isso, o América-MG foi mais perigoso quando se aventurou no ataque aos 21min, e o lateral Gilson chegou a acertar a trave em um belo chute de fora da área.
O primeiro tempo, porém, foi sonolento no Parque do Sabiá, com um Santos dependente de jogadas individuais e responsável por apenas quatro finalizações (duas de Neymar, uma de Danilo e outra de Alan Kardec) e um América-MG fechado e cauteloso, mas que conseguiu uma boa jogada nos acréscimos com Irênio, que obrigou Rafael a fazer uma defesa importante e manter o placar zerado.
O segundo tempo não teve grandes novidades nos primeiros minutos. Os dois times voltaram a campo sem alterações e nem novidades para mudar o placar. O panorama só se alterou aos 16min, depois de mais uma jogada individual de Neymar, que partiu para cima da marcação e cruzou na área. Preto fez o corte e quase fez contra, mas jogou para escanteio. Na cobrança, porém, Neymar caprichou e colocou na cabeça de Borges, que desviou para o gol abriu o marcador.
Apesar da vantagem, o Santos se descuidou poucos minutos depois e deixou a defesa exposta aos 22min. Resultado: contragolpe do América-MG, André Dias recebeu na área e chutou rasteiro. Rafael conseguiu salvar com os pés, mas a bola sobrou suculenta na pequena área para Kempes apenas empurrar com o gol aberto.
Cedido o empate, o Santos novamente encontrou dificuldades para chegar ao gol de Neneca e só conseguiu retomar a frente do marcador aos 34min. Depois de mais um escanteio cobrado por Neymar, Edu Dracena se postou bem após rebatida e fez o segundo dos visitantes, dando números finais ao placar.
Restou ao Santos, assim, cozinhar a partida e manter a posse de bola até o apito final. O único susto sofrido pelo time de Muricy foi uma cabeçada de Kempes nos acréscimos, defendida por Felipe e que motivou a troca de Borges pelo zagueiro Bruno Aguiar.
Depois do duelo desta quarta, as duas equipes voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro às 18h (de Brasília) de sábado, para a 26ª rodada da competição. O Santos abre as portas da Vila Belmiro para receber o Figueirense, sem Neymar - suspenso após receber o terceiro amarelo nos acréscimos -, enquanto o América-MG parte para o Rio de Janeiro, onde desafia o Flamengo no Engenhão.

Ficha técnica
AMÉRICA-MG 1 x 2 SANTOS
Gols
AMÉRICA-MG:
Kempes, aos 22min do 2º tempo
SANTOS:
Borges, aos 17min; e Edu Dracena, aos 34min do 2º tempo
AMÉRICA-MG: Neneca; Micão, Anderson (Rodriguinho) e Preto; Marcos Rocha, Leandro Ferreira, Glauber, Irênio (Luciano) e Gilson; Kempes e André Dias (Fábio Júnior).
Treinador: Givanildo de Oliveira
SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca e Ibson (Pará); Neymar, Alan Kardec (Felipe Anderson) e Borges (Bruno Aguiar)
Treinador: Muricy Ramalho
Cartões amarelos
AMÉRICA-MG: Marcos Rocha, Anderson
SANTOS: Adriano, Neymar
Árbitro
Jean Pierre Gonçalves (RS)
Local
Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)