O deputado estadual Orlando Morando, líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo, vai pedir na próxima reunião da Comissão dos Transportes, que será realizada na quarta-feira, uma convocação dos representantes da Ecovias (concessionária que opera o Sistema Anchieta-Imigrantes) e da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo).
Membro efetivo da Comissão dos Transportes, o deputado Orlando Morando quer obter explicações sobre o grave acidente que aconteceu ontem na Rodovia dos Imigrantes e que deixou um morto e 51 feridos, sendo dois em estado grave.
Para o deputado só o fato da neblina não justifica o tamanho do engavetamento. Outros questionamentos de Orlando Morando são sobre a demora para liberar o trafego na Rodovia, que demorou cerca de 24hs; os mecanismos de alerta e prevenção de acidentes, visando evitar o engavetamento; a ineficiência da concessionária no socorro as vítimas, sendo necessário o auxilio de bombeiros de toda a região e, o trabalho da Artesp, se ela realmente está trabalhando para fiscalizar o trabalho e a ação das concessionárias.
Outro fator mencionado por Orlando Morando, e que deve ser analisado, seria com relação à responsabilidade civil e criminal, conforme foi apresentado em nota pela Acrimesp (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo). Em matéria publicada no @HORA, o advogado Ademar Gomes disse que a concessionária é responsável pelo acidente ocorrido, pois a legislação prevê a responsabilidade da administradora, por dano moral e material, já que o usuário paga o pedágio para poder transitar.
Sendo aprovado o requerimento do deputado Orlando Morando, os representantes da Ecovias e da Artesp ficam obrigados a comparecer na reunião da Comissão dos Transportes. Caso contrário, poderão sofrer sanções da lei vigente.