Teve cheiro de campanha eleitoral a festa de 101 anos realizada pelo Corinthians, na noite de quinta-feira, no Anhembi em São Paulo. Em reta final de mandato, o presidente Andrés Sanchez arrastou uma parcela razoável de seu eleitorado para uma pomposa cerimônia com presenças ilustres que, do início ao fim, serviu para celebrar os já quase quatro anos de Andrés mo comando corintiano e encaminhar o nome de Mário Gobbi, ex-vice de futebol, para concorrer ao próximo pleito, que ocorre no início de 2012.
A cantora Maria Rita foi a principal estrela da noite e, por cerca de 1h20min, embalou suas canções mais famosas para um seleto público formado por conselheiros, dirigentes, jornalistas e pessoas em geral que são ligadas ao Corinthians. Andrés Sanchez mobilizou também as presenças de Ronaldo e do lutador Anderson Silva, que fizeram elogios ao presidente - Maria Rita também foi na mesma linha e se disse emocionada pelo convite.

Políticos importantes como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, engrossaram a lista de convidados do Corinthians, embora torçam para outros times. Em um discurso emocionado que durou mais de 6 minutos, Andrés fez inúmeros agradecimentos. De fações organizadas ao Governo Federal.
"Agradeço por esses quase quatro anos de mandato, obrigado a todos os conselheiros pela paciência e cumplicidade na minha administração e também aos sócios. Não sou candidato a nada do Corinthians e vou apoiar o Mário Gobbi. Não quero fazer desse um momento político, mas não posso deixar de registrar isso", discursou em tom de eleição o presidente corintiano Andrés Sanchez.
Andrés ainda agradeceu a cinco diferentes facções organizadas do clube, ministros, Governo Federal e a Netinho de Paula, vereador de São Paulo que votou a favor de isenções fiscais para a construção do estádio do Corinthians, em Itaquera. "Muita gente vai reclamar depois, mas meu muito obrigado ao prefeito Gilberto Kassab, que foi parceiro. Não sou hipócrita", afirmou também a Kassab, que chegou a defender o Morumbi no Mundial 2014.
Andrés também acompanhou um vídeo longo exibido no telão que listava alguns feitos de sua administração, dentro e fora de campo, financeiros, esportivos e estruturais. Disse que não tinha conhecimento da homenagem. Já Ronaldo, que discursou rapidamente, afirmou que o Corinthians nunca cresceu tanto quanto nos últimos anos, com ele e o atual presidente por perto.
Representado por Ronaldo e patrocinado pelo Corinthians, o lutador Anderson Silva, que lutou e venceu no UFC Rio no último sábado, também declarou um passado de ligações com o clube para justificar a união recente entre as partes e deixou o palco aos gritos de "é campeão". E Andrés, que brincou com ele, encerrou às lágrimas seu discurso em dia de festa para o Corinthians.
"Duas pessoas sabem que passo momento difícil, complicado na minha vida, que são meus escudeiros, meu filho Lucas e minha filha Marina. O pai deles passa momento difícil e supera, como todos os brasileiros e corintianos. Em nome da minha irmã Andréa, da minha mãe, do meu pai que não me viu presidente do Corinthians, desculpe minha ausência como familiar e pessoa. Amo muito vocês, estou ausente nos últimos anos mas meu coração está presente. Pareço forte, mas sou fraco pra ca... e carente. Sou um ser humano", disse às lágrimas.
O treinador Tite, os jogadores Alessandro e Paulo André, os ex-jogadores Biro Biro, Basílio, Ronaldo Giovanelli e Neto, entre outros, também representaram o futebol do Corinthians em sua festa de 101 anos de vida, mas também de oportunidade para Andrés Sanchez capitalizar novos eleitores a favor de Gobbi.
A frustração de André Negão
A ratificação do apoio a Gobbi serve como balde de água fria para André Luiz de Oliveira, mais conhecido como André Negão, que atualmente ocupa o cargo de diretor administrativo e é visto como um dos responsáveis pela construção do Centro de Treinamento do Corinthians na Rodovia Ayrton Senna. André, que esteve presente na festa do Corinthians, tem admitido até concorrer contra Paulo Garcia, oposição, e o próprio Mário Gobbi.
|