Jogando em Sete Lagoas (MG), o São Paulo empatou em 1 a 1 com o lanterna América-MG, nesta quinta-feira, e perdeu chance de assumir a vice-liderança do Brasileiro. O tropeço do Flamengo em casa, contra o Atlético-GO, possibilitaria uma maior ascensão do clube paulista, que termina a noite na terceira posição, com 33 pontos, a quatro do líder Corinthians.
Após perder muitas oportunidades de marcar e levar alguns sustos da equipe mineira, que reclamou de um pênalti não marcado no segundo tempo, o São Paulo abriu o placar com um gol chorado de Marlos, a cinco minutos do fim do jogo.
O resultado daria continuidade a uma boa sequência de vitórias do time tricolor fora de casa (depois de triunfos consecutivos contra Inter, Coritiba e Avaí), mas Kempes, de bicicleta, aos 42min, igualou o marcador.
O ponto conquistado, décimo-segundo no Brasileiro, não tira o América-MG da lanterna. Na próxima rodada, os comandados de Givanildo Oliveira enfrentarão o Atlético-PR fora de casa, enquanto o time do Morumbi faz clássico contra o Palmeiras.
O jogo
Após enfrentar dificuldades para escalar a defesa nos últimos jogos, o técnico Adilson Batista contou com a volta de Xandão e Rhodolfo, dois zagueiros de ofício, para a partida desta quinta-feira. Outra novidade foi a presença de Rivaldo no time titular. O experiente meia foi poupado na última rodada, quando entrou apenas no segundo tempo e marcou o gol do empate da equipe tricolor contra o Atlético-PR.
Já o América-MG foi escalado com o zagueiro Micão, que era dúvida, e no esquema 3-5-2, uma marca do trabalho do técnico Givanildo Oliveira.
Logo aos 4min, o São Paulo chegou perto de abrir o placar. Após bela troca de passes, Cícero cruzou rasteiro, Lucas deixa a bola passar e Rivaldo chutou forte para acertar a trave de Neneca.
A equipe paulista pressionava a saída de bola mineira, tentando aproveitar os muitos erros de passes do adversário. Porém, o próprio clube tricolor, pecava nos fundamentos: aos 27min, Cícero armou boa jogada pelo meio, mas desperdiçou a chance ao errar passe fácil para Rivaldo.
Com um pouco mais de qualidade, o São Paulo poderia ter aberto o placar. O castigo pela pouca inspiração foi a pressão americana no fim do primeiro tempo.
Aos 35min, Rogério Ceni teve que fazer grande defesa em cabeçada a queima-roupa de Micão. Na sequência, Alessandro bateu da entrada da área, e o goleiro são-paulino apareceu bem de novo.
O São Paulo respondeu na volta do intervalo. Aos 8min, Neneca evitou gol de Rhodolfo em forte cabeçada. A diferença técnica era notável, mas a equipe do Morumbi não conseguia se impôr.
A torcida presente pedia a entrada do argentino Cañete, que, no banco de reservas, poderia estrear pela equipe tricolor. Mas quem entrou foi Fernandinho, no lugar de Dagoberto, aos 21min.
Aos 22min, Marcos Rocha dividiu com a defesa são-paulina, na entrada da área, e ficou no chão. Os jogadores do América-MG pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir. O jogo caiu de produtividade e parecia caminhar para um 0 a 0.
Em quase vinte minutos, o melhor lance foi uma chegada de Cícero, que se atrapalhou na frente de Neneca e finalizou mal. As equipes guardaram as emoções para os momentos finais.
Aos 40min, o São Paulo abriu o placar com um gol chorado: Marlos invadiu a área pela esquerda e cruzou para Wellington. O volante se atrapalhou com a bola e tocou fraco para o gol vazio. Micão conseguiu se recuperar e afastou, mas Marlos pegou a sobra e marcou.
O resultado, que deixaria o time do Morumbi na vice-liderança, durou pouco mais de um minuto. Aos 42min, Kempes recebeu cruzamento da lateral e empatou o jogo com um golaço de bicicleta.

FICHA TÉCNICA
América-MG 1 x 1 São Paulo
Gols
América-MG:
Kempes, aos 42min do segundo tempo
São Paulo:
Marlos, aos 40min do segundo tempo
América-MG: Neneca; Gabriel, Micão e Willian Rocha; Marcos Rocha, Dudu, Amaral, Rodriguinho (Netinho) e Gilson; Léo (Kempes) e Alessandro (Fábio Júnior)
Técnico: Givanildo Oliveira
São Paulo: Rogério Ceni; Piris, Xandão, Rhodolfo e Juan; Wellington, Carlinhos Paraíba, Cícero e Rivaldo (Marlos); Lucas e Dagoberto (Fernandinho)
Técnico: Adilson Batista
Cartões amarelos
América-MG: Dudu e Amaral
São Paulo: Juan e Lucas
Árbitro
Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local
Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)