Depois do trecho Sul, chegou a vez da construção do trecho Leste do Rodoanel Mário Covas. Líder do PSDB na Assembleia Legislativa, o deputado Orlando Morando esteve junto com o governador Geraldo Alckmin no início das obras do trecho Leste, realizada nesta quarta-feira (17/08), em Ribeirão Pires.
“É uma obra de extrema importância para a região do Grande ABC não só por melhorar a questão da mobilidade urbana e do transporte de cargas, mas principalmente pela valorização, o desenvolvimento econômico e a geração de empregos e renda”, disse o deputado Orlando Morando, que se empenhou muito para a construção do trecho Sul e agora mantém a forte atuação em prol do trecho Leste.
O investimento será de R$ 2,8 bilhões - aplicados na construção, desapropriações, reassentamentos e projetos ambientais. Outros R$ 2,4 bilhões serão destinados a operação, conservação e obras de ampliação nos Trechos Sul e Leste ao longo dos próximos 35 anos.
As obras deste novo trecho devem gerar 3,5 mil empregos diretos e 14 mil indiretos. Com 43,5 quilômetros de extensão, o trecho integra uma importante ligação entre as principais rodovias que passam pela Região Metropolitana de São Paulo. A previsão é que a obra seja entregue em março de 2014, prazo estimado de 30 meses de execução.

Nessa etapa inicial, serão produzidas, no próprio canteiro de obras, as peças pré-moldadas, como vigas e outras peças de concreto usinado, fundamentais para a construção da rodovia. A implantação do Trecho Leste demanda mais de 12 mil vigas, o que resulta na média de produção de 12 vigas por dia. Ao todo, o projeto contempla 16,8 quilômetros de pontes e viadutos, além de um quilômetro de túnel.
O Trecho Leste deve receber, diariamente, cerca de 24 mil veículos. Estima-se que entre 60% e 70% desse fluxo seja de veículos pesados. Por isso, sua importância não só para o desenvolvimento econômico do Estado, mas também para o trânsito da Região Metropolitana de São Paulo, que deixará de receber tráfego com origem e destino nos sistemas rodoviários interligados pelo Rodoanel. Em conexão com o Trecho Sul e o Sistema Anchieta-Imigrantes também viabiliza uma ligação mais rápida e eficiente com o Porto de Santos e com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.