A Gradiente apresentou hoje o seu primeiro handheld com celular embutido, no caso um telefone GSM. O aparelho chega com o sistema operacional Pocket PC Phone Edition e um preço estimado pra lá de salgado: 4 550 reais.
Batizado de Partner, o handheld da Gradiente utiliza processador Intel Strong ARM de 32 bits com velocidade de 206 MHz. Ele conta com 32 MB de memória RAM e possibilidade de expansão com cartões SD.
Além das funções de assistente pessoal, o Gradiente Partner vem com player MP3, gravador digital e álbum para armazenar fotos e filmes.
Com o sistema Pocket PC embarcado, o handheld chega com os programas Pocket Word, Pocket Excel, Pocket Internet Explorer, Pocket Outlook, MSN Messenger e Windows Media. Numa primeira impressão, o bônus dessa versão Phone Edition do Pocket PC é que o programa parece estar muito mais preparado para aproveitar as funções de celular. Os programas estão mais fáceis de abrir e, ao rodar diversos aplicativos ao mesmo tempo, o sistema operacional responde rapidamente, sem os engasgos que o Pocket PC muitas vezes dá quando é exigido em funções multitarefas.
A integração das aplicações formatadas para o uso do celular ganhou detalhes cuidadosos. Um exemplo disso é o aplicativo de notas. Há um recurso de recados (bem parecido com uma folha de caderno) que, quando se está em uma ligação telefônica, ele abre uma opção já com o cabeçalho repleto de informações do número do interlocutor. Ou seja, se for o caso de anotar informações da conversa já há um arquivo com os dados da ligação pré-formatado.
Uma outra prova da boa interação do programa para PDA e para o telefone acontece quando o usuário está navegando na internet e recebe uma ligação. Instantaneamente, se abre uma caixa de diálogo com a opção de paralisar a navegação. Terminada a conversa, o usuário pode voltar para o Internet Explorer.
Outro truque bacana do Pocket PC Phone Edition é o reconhecimento de escrita. É possível escrever por touch screen a resposta de um e-mail e o programa transforma a escrita em letra de forma. É possível ainda, no caso de respostas de e-mail, utilizar o gravador de voz, que é facilmente ativado através de um ícone no canto da tela.
O Gradiente Partner começa a ser vendido no ano que vem, mas, segundo a empresa, já serão aceitas reservas do produto no site da Gradiente a partir do dia 22 de dezembro. O preço anunciado pela Gradiente será de 4 550 reais. O produto será vendido tanto pela Oi, na região da Telemar, quanto pela TIM, em suas áreas GSM. O Partner pode trocar dados com o celular por infravermelho e pela suporte USB que vem junto com o aparelho.
|