Pesquisa feita com consumidores do Shopping Iguatemi, um dos mais sofisticados de São Paulo, apontou a Audi como Marca Objeto de Desejo, no item Automóveis Importados. A empresa alemã foi a mais lembrada por 25% dos entrevistados, ficando à frente da Ferrari, Porsche, Jaguar e Mercedes-Benz.
A enquete, feita pelo Instituto InterScience e encomendada pelas revistas Vogue e i, entrevistou 1 322 consumidores do shopping, durante dez dias de novembro, sendo 60% mulheres e 40% homens, entre 15 e 70 anos. Quando perguntados "Quando você pensa em carro importado, qual marca primeiro lhe vem à cabeça?", uma em cada quatro pessoas respondeu Audi. Mercedes e BMW empataram em segundo lugar, com 16% da preferência. Ferrari veio em seguida, com 9%. "A idéia era saber que marcas estão fixadas na cabeça das pessoas elegantes", destaca o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão, diretor de redação da Vogue.
Segundo ele, o público do Shopping Iguatemi foi escolhido para a pesquisa por representar um microcosmo do mundo requintado. "É o shopping mais querido de São Paulo e muito ligado à moda e a tendências", justifica.
No total, foram pesquisados 60 itens, nas categorias automóveis, beleza, informática, bebidas, moda, companhias aéreas, entre outras. As marcas vencedoras foram fotografadas e estão numa exposição no Shopping Iguatemi até 9 de janeiro.
O objetivo é dar ao visitante a oportunidade de percorrer a mostra e caminhar entre os sonhos de consumo dos brasileiros mais sofisticados. "Tentamos reproduzir o imaginário das pessoas em relação a certas marcas, nas quais entram sonho, desejo, fantasia e consumo real", detalha Loyola. O projeto também servirá para direcionar conceitos de marketing e comunicação das empresas e consagrar o trabalho que algumas marcas desenvolvem, colocando-se sempre visíveis e ambicionadas no Brasil e no mundo.
Este foi o resultado da pesquisa realizada com os freqüentadores do shopping Iguatemi sobre "Qual marca de carro importado lhe vem primeiro à cabeça?".
1º) Audi (25%); 2º) Mercedes-Benz e BMW (16%); 4º) Ferrari (9%); 5º) Volvo e Porsche (8%); 7º) Jaguar (6%); 8º) Alfa Romeo (4%). Oito por cento dos entrevistados não escolheram uma marca.
|