O novo Mercedes-Benz SLR McLa-ren, que fará sua estréia mundial no Salão de Frankfurt, em setembro, revive a gloriosa tradição do SLR e marca uma nova era para os superesportivos da Mercedes-Benz. O modelo mistura os elementos estilísticos do SLR original da década de 50, e detalhes do projeto dos carros de corrida da equipe McLaren Mercedes de 2003. Essas características permitem ao SLR do século 21 formar uma ponte entre o passado e o futuro, trazendo a mais avançada tecnologia da competição automobilística para as ruas, assim como o coupé SLR fez em 1955.
O novo automóvel superesportivo permite à Mercedes-Benz e a sua parceira da Fórmula 1, a McLaren, demonstrar sua experiência coletiva no desenvolvimento, construção e produção de carros esportivos de alto desempenho. Essa combinação de conhecimento e perícia está presente não apenas no conjunto de desenvolvimentos pioneiros e nos números de desempenho do SLR, como também nos níveis extremamente altos de segurança, sofisticação e praticidade que ele oferece. Estes atributos formam a base de um automóvel com um carisma muito especial, a síntese da tradição e inovação da marca Mercedes-Benz em todos os aspectos.
Elementos de fibra de carbono e cerâmica: materiais de alta tecnologia para a carroçaria e os freios
Um exemplo da transferência de conhecimento da Fórmula 1 para o desenvolvimento de automóveis esportivos é a produção em série de sofisticados materiais compostos com fibra de carbono na construção do chassi e da carroçaria. Isto permite ao novo Mercedes-Benz SLR McLaren ostentar um nível de rigidez e força nunca antes alcançada em veículos de passeio. Igualmente exemplar é o nível de proteção dos ocupantes: estruturas de impacto de carbono especialmente desenvolvidas ajudam o carro superesportivo a estabelecer novos padrões em sua classe de veículo em termos de absorção de energia. Os freios de alto desempenho do esportivo também são feitos de um novo e inovador material composto. Cerâmica reforçada com fibras se destacam por uma resistência extremamente alta ao calor, maior força estrutural e longa vida útil. Embaixo do capô do novo SLR esconde-se um motor V8 desenvolvido pela Mercedes-AMG e caracterizado por uma avançada tecnologia de superalimentação, que desenvolve um expressivo torque e potência.
Em 1955, a Mercedes-Benz apresentava o lendário 300 SLR
Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, Karl Kling: três dos homens que escreveram a história da competição automobilística. Em meados dos anos 50, todos eles correram com o Mercedes-Benz 300 SLR, um dos carros esportivos de competição de maior sucesso de todos os tempos.
Com seu motor de oito cilindros e 2982 cc, capaz de desenvolver até 310 cavalos de potência, esta Flecha de Prata era capaz de atingir uma velocidade máxima acima dos 300 km/h o suficiente para levá-lo à vitória em todas as principais corridas de rua de 1955. Mille Miglia, Targa Florio, Tourist Trophy, Eifelrennen e o Grande Prêmio da Suécia: o Mercedes-Benz 300 SLR ganhou todas.
Rudolf Uhlenhaut (1906-1989), responsável pelo desenvolvimento de automóveis de competição da Mercedes-Benz na época, construiu uma versão coupé de passeio a partir da versão de corrida. O coupé 300 SLR , que surgiu pela primeira vez em 1955, incorporou o projeto e a tecnologia do 300 SL Asa de Gaivota, produzido a partir de 1954.
O design do modelo era marcante: as linhas da carroçaria, com seu capô alongado, eram complementadas pelos canos de escapamento montados na lateral do modelo, da entrada de ar e das rodas raiadas. Pesando apenas 1117 kg, e mesmo assim desenvolvendo 310 cavalos de potência, o Coupé Uhlenhaut acele-rava até uma velocidade máxima perto de 290 km/h nos primeiros testes. Isso fazia desse modelo de dois lugares o carro mais rápido de seu tempo para uso em vias públicas, bem como um dos mais excitantes automóveis já construídos pela Mercedes-Benz.
Entretanto, o coupé SLR nunca chegou a ser produzido em série. A Mercedes-Benz achou que aquela não era a época certa para o lançamento de um poderoso esportivo. Quando a Mercedes-Benz abandonou a competição esportiva em 1955, o projeto do Coupé SLR foi congelado. Apenas dois protótipos do esportivo foram construídos e mesmo assim este carro permanece como uma lenda da indústria automobilística.
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