Além disso, o modelo vem equipado com um silencioso e potente motor turbodiesel com intercooler, e é o único veículo da categoria no Brasil a dispor de oito lugares.
Como nas gerações anteriores da família Land Cruiser, iniciada em 1951, e que já vendeu mais de quatro milhões de unidades no mundo inteiro, o modelo dispõe de uma total capacidade off-road e, devido às novas exigências do mercado, agrega também uma incrível dirigibilidade no asfalto, além de criar novos parâmetros de qualidade e conforto.
Design
O novo Land Cruiser Prado impressiona pela beleza e imponência. Desenvolvido no centro de design europeu da Toyota (ED2), localizado no sul da França, o modelo é o primeiro Land Cruiser a ter as linhas externas criadas fora do Japão. O resultado é um SUV que segue as últimas tendências de design, com faróis grandes (e lentes de policarbonato), lanternas elevadas e aspecto esportivo. Para valorizar a robustez, a carroceria possui contornos e vincos marcantes. Na traseira, o estepe colocado na tampa do porta-malas confirma a vocação off-road do veículo.
No conjunto um legítimo SUV, e nos pormenores, as características de requinte Toyota. Itens como maça-netas, pára-choques e molduras laterais são pintados na cor do veículo. Já os retrovisores externos são cromados.
As belas rodas de liga-leve de 17 polegadas vêm equipadas com pneus 265/65 R17, formando um conjunto resistente e que absorve bem as irregularidades do terreno, garantindo maior conforto aos passageiros.
A área envidraçada é ampla, fornecendo ótima visibilidade para todos os lados, inclusive para trás. Para facilitar o acesso ao interior, o Prado vem com estribos laterais, úteis em carros com grande altura livre do solo. No teto, um rack com barras longitudinais amplia a capacidade de carga do modelo.
O novo Toyota estará disponível nas cores preto, prata, bege e vermelha. O interior é cinza em todos os modelos, menos no bege, que tem acabamento interno também bege.
Motorização
O novo Land Cruiser Prado é equipado com o motor turbodiesel Intercooler (Toyota 1KZ-TE) de 3.0 litros, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. O intercooler otimiza a queima de combustível melhorando a performance do motor que desenvolve 131 cv de potência a 3.600 rpm e um torque máximo de 35 kgfm a somente 2.000 rpm.
O motor é equipado com acelerador eletrônico (drive-by-wire), que elimina o vínculo mecânico entre o pedal do acelerador e a bomba injetora. E para melhorar o consumo e diminuir o ruído e as vibrações, ele recebeu o sistema EFI de injeção indireta de combustível, com bomba injetora rotativa controlada eletronicamente.
Uma característica marcante do modelo é a suavidade e o silêncio com os quais o propulsor trabalha – surpreendente para um carro a diesel. Outro destaque é o torque do motor cuja força é notável desde os primeiros regimes de rotações, o que garante melhor dirigibilidade tanto na cidade quanto em trechos off-road.
Transmissão
São duas as opções de transmissão para o Land Cruiser Prado: manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades com controle eletrônico (ECT), que monitora o modo de dirigir do motorista e adapta as trocas de marcha para uma tocada mais esportiva (efetuando as mudanças com a rotação mais alta) ou econômica (efetuando as mudan-ças em rotações intermediárias).
A transmissão automática oferece também um controle de partida em 2a marcha, para sair em terrenos arenosos ou com lama. Quando o botão 2nd STRT é acionado com a alavanca de mudança em “D” ou “3”, o veículo partirá em segunda marcha e em seguida subirá automaticamente as marchas. Caso esteja em “2”, a transmissão continuará operando na 2a marcha.
A tração 4x4 é permanente, com três diferenciais (dianteiro, central e traseiro), sendo o central e o traseiro de deslizamento limitado (LSD – Limited Sliped Diferencial). Ou seja, por meio de um sistema de multi-embreagens, a força do motor é transferida de acordo com a necessidade: para o eixo com melhor aderência ao solo (no caso do diferencial central) e para a roda com melhor contato com o solo (no caso do diferencial traseiro). Em condições normais de rodagem, o torque do motor é enviado 60% para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. No caso de patinagem de uma ou mais rodas em um dos eixos, a força será automaticamente transferida para as rodas do eixo oposto. O Prado conta com alavanca no console para selecionar o tipo de tração, com três modos:
H - Tração 4x4 permanente, para condições normais de rodagem no asfalto.
HL- Bloqueio do diferencial central. Indicado para trechos molhados ou de terra, este recurso divide o torque em 50% para cada eixo.
LL – Reduzida. Para casos de off-road mais pesado, como lama e subidas e descidas inclinadas. Com esse modo engatado, automaticamente o bloqueio do diferencial central mantém-se ativado. Suspensão Uma das preocupações dos engenheiros no desenvolvimento da suspensão de um 4x4 é conciliar, no mesmo conjunto, conforto para os passageiros e robustez para enfrentar as mais ousadas aventuras. No caso do novo Land Cruiser, a Toyota utilizou uma suspensão dianteira independente com braços duplos triangulares (double wishbone), mola helicoidal e barra estabilizadora. Na traseira, adotou o clássico e resistente eixo rígido com quatro pontos de fixação, braço de arraste (tirante) e mola helicoidal.
Desenvolvido para oferecer a melhor solução em ítens como conforto, estabilidade e resistência, este conjunto possibilita uma grande absorção de impactos no off-road, propiciando aos ocupantes que as imperfeições do solo, seja qual for o terreno, passem praticamente despercebidas. Outro destaque é o longo curso da suspensão, que trabalha de forma a sempre manter as rodas em contato com o solo, permitindo grande mobilidade no fora-de-estrada.
Conforto: Ergonomia Inteligente
Mesmo com toda sua capacidade off-road, o Land Cruiser Prado traz uma grande oferta de equipamentos e é o único modelo do segmento a dispor de capacidade para oito passageiros, acomodados em três fileiras de assentos. O banco intermediário acomoda três pessoas com muito conforto, tendo ótimo espaço para as pernas, joelhos e cabeça. Além disso, os passageiros de trás dispõem de apoio de braço com porta-copos embutido. No terceiro banco há cintos de três pontos e encostos de cabeça para os três ocupantes. Os assentos da segunda e terceira fileira são bi-partidos, rebatíveis e removíveis, possibilitando diversas configurações internas. O motorista conta com oito ajustes manuais do banco e também com regulagem elétrica lombar. O volante pode ser ajustado em altura e profundidade. No console entre os bancos dianteiros encontra-se porta-copos, porta-objetos e descança-braço. No teto, há um porta-óculos.
O painel se destaca pelo esmero no acabamento, com detalhes padrão aço escovado e madeira, que também se estendem às portas. O ambiente interno é moderno e os instrumentos têm fácil visualização e alcance.
O rádio com CD Changer para seis discos, por exemplo, está localizado em posição alta e possui botões grandes, para que o motorista desvie o mínimo de atenção possível do transito. Além do aparelho, o modelo conta com quatro alto-falantes e dois tweeters estrategicamente dispostos para otimizar a acústica.
Entre os equipamentos, o Prado vem com travamento/destravamento das portas por controle remoto na própria chave, conjunto elétrico, retrovisores externos com recolhimento elétrico e comando de um toque de abertura para a janela do motorista. Para garantir maior conforto e conveniência para todos os ocupantes, o sistema de ar-condicionado digital dispõe de regulagem de temperatura individual para o motorista e passageiro, além de controle e difusores de ar exclusivos para os passageiros dos bancos traseiros.
Outro destaque é o computador de bordo com 10 funções. Em um display digital com iluminação optitron, ele fornece relógio, temperatura externa, barômetro (que mede a pressão do ar), bússola, altímetro, consumo médio e instantâneo de combustível, autonomia, velocidade média e tempo de viagem. Por falar em viagem, o Prado traz ainda um controlador automático de velocidade (cruise control).
|