O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Rodoviário da Região do ABC, Leandro Mendes da Silva, afirmou na tarde desta quinta-feira que a greve da categoria está mantida por enquanto. Na sexta-feira, haverá uma nova reunião da assembleia às 9h para tratar novamente do assunto.
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) impetrou uma medida cautelar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região para tentar garantir à população a operação de 80% da frota de 850 ônibus das linhas intermunicipais do ABC em horários de pico e 60% nos demais. Segundo a empresa, a medida "é necessária considerando a gravidade da situação e a possibilidade de continuidade do movimento grevista".
Silva disse que recebeu o documento, mas afirmou que a negociação é difícil. A categoria que aguardava ainda o resultado de uma audiência de conciliação realizada no TRT entre trabalhadores e patrões que ocorreu durante a tarde, recebeu a informação que não houve nenhuma proposta por parte dos empresários e que uma nova assembléia, a ser realizaada na manhã desta sexta-feira, irá decidir os caminhos da greve..
Assim como ocorreu na quarta-feira, os ônibus não saíram das garagens em sete municípios nesta quinta: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Até ontem, nenhuma contraproposta havia sido apresentada pelas empresas, além da que já tinha sido rejeitada e que oferecia 8% de reajuste salarial. Os trabalhadores pedem aumento de 15%.