A história da moça pobre que conquista o rico nobre todo mundo conhece. Mas Lucy Ramos deu um novo charme ao conto de Cinderela, que sua personagem Maria Cesária vive na trama de Cordel Encantado. A gata borralheira trabalha na casa do prefeito da cidade fictícia de Brogodó. E, com charme e uma culinária que desperta as emoções, encanta o Rei Augusto de Seráfia do Norte, de Carmo Della Vecchia, que está na pequena cidade do sertão nordestino para procurar sua filha. O romance fabuloso aguça a imaginação dos telespectadores. "As pessoas me param na rua para incentivar a relação do Rei com a Maria Cesária. Todos torcem para que ela vire mesmo Rainha", conta a atriz.
Para interpretar a tímida e instigante cozinheira no folhetim de Duca Rachid e Thelma Guedes, Lucy se dispôs a abrir a cabeça para enxergar o ato de cozinhar sob aspectos menos convencionais. "Ela tem esse poder de transportar o sentimento para a comida que está fazendo. Quando ela está feliz, todos que comem a sua comida também ficam assim. Para ela, existe magia na culinária", explica. A atriz buscou referência no filme A Festa de Babette, de Gabriel Axel, produzido em 1987.
Além disto, Lucy fez um laboratório com a cozinheira Iná de Abreu em um restaurante na cidade de São Paulo para observar de perto o ofício de sua personagem. "Fiz só para saber como me portar na cozinha. Aprendi a cortar cebola sem chorar, mas sei que Cesária nunca teve recursos. Para ela é um dom mesmo é diferente", analisa a pernambucana, que garante gostar de se aventurar na cozinha em suas horas vagas, com a aprovação de quem já provou sua comida.
A possibilidade de sua personagem deixar de ser plebeia e passar para a corte de Seráfia em Cordel Encantado é um desafio bem-vindo para Lucy. E a atriz procura trabalhar nesta questão para conseguir fazer a transição de um universo para o outro de maneira natural. "Ela é uma mulher simples e aparentemente frágil, mas vai ganhar força e futuramente quem sabe até aconselhar o Rei. Tenho que ir soltando essa força aos poucos para quando chegar a hora não soar falso", revela.
Lucy começou a carreira como modelo publicitária em São Paulo. Fez um curso técnico de atuação no Senac e depois de alguns testes foi escalada para o elenco de apoio da novela Começar de Novo da Globo. A partir daí, Lucy deu vida a alguns personagens na emissora, como a Adelaide de Sinhá Moça e Cleusinha de Paraíso, antes de substituir a atriz Thais Araújo, que não entrou em Cordel Encantado porque ficou grávida.
"Sei da responsabilidade para fazer este papel bem e estou muito feliz com a chance que me foi dada. Espero que as pessoas estejam gostando", afirma a atriz.