A gigante de tecnologia sul-coreana Samsung apresentou uma demanda contra sua rival Apple por supostamente violar de dez patentes, uma semana após a companhia americana denunciar a sul-coreana por copiar o desenho e o modo de funcionamento dos dispositivos iPhone e iPad. Como informa nesta sexta-feira o jornal Financial Times (FT), a demanda foi apresentada neste dia simultaneamente na Coreia do Sul, Japão e Alemanha e se refere à violação de patentes em áreas como transmissão de dados e tecnologia sem fio para conectar celulares a computadores pessoais, acrescenta a publicação financeira londrina.
A Apple, por outro lado, considera que a Samsung copiou os avanços da Apple e os utilizou em seus smartphones Galaxy S 4G, Epic 4G e Nexus S, e em seu tablet Galaxy Tab. O lançamento dos smartphones da Samsung em junho representou uma dura concorrência ao iPhone. Em 2009, a companhia tinha 4% do mercado de telefones e agora tem 10%, diz o Financial Times. Os diretores da Samsung consideram que este sucesso causou a tensão em suas relações com a Apple.
Apesar das duas empresas serem concorrentes nos smartphones, a Apple é também um dos maiores clientes da Samsung. A sul-coreana fabrica os microchips que a empresa americana utiliza em seus produtos.