O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, foi multado em R$ 5 mil por fazer, no ano passado, propaganda eleitoral antecipada no microblog Twitter. A multa foi aplicada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Hamilton Carvalhido, que entendeu que Mercadante fez propaganda extemporânea da própria candidatura ao governo de São Paulo e da candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República.
O pedido de aplicação da multa foi feito pelo Ministério Público Eleitoral após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) indeferir a penalidade ao ministro. Em uma das mensagens postadas à época no Twitter, Mercadante escreveu: "Se eleito governador darei prioridade ao ensino público em período integral, especialmente no ensino médio para criar curso profissionalizante".
A defesa de Mercadante argumentou que não houve pedido de votos. O ministro Carvalhido afirmou em sua decisão que, desde o ano passado, o TSE entende que o político não precisa pedir votos expressamente para caracterizar a propaganda ilegal.