Agora é oficial. Fernando Meligeni, 32 anos, confirmou nesta quinta-feira que decidiu encerrar a carreira profissional. O tenista anunciou que vai disputar apenas mais uma competição: os Jogos Pan-Americanos, em agosto na República Dominicana. E Fininho sonha em voltar com uma medalha.
- Todo mundo sabe que eu dou o sangue pelo Brasil. Gosto de representar o país, visto a camisa mesmo e lá não vai ser diferente - disse.
O tenista explicou o principal motivo da sua retirada das quadras.
- Superei o meu limite em 1999, quando alcancei a 25ª posição do ranking mundial, com muito trabalho e superação. Hoje sei que não tenho mais condições de chegar ou ultrapassar isso. E para mim não interessa continuar jogando para ganhar uma ou duas rodadas - disse.
Meligeni garantiu que não vai abandonar o tênis.
- É uma coisa que vem sendo pensada há muito tempo. Tudo chega ao fim. Parei de jogar profissionalmente, mas continuo jogando tênis, que é o esporte que eu gosto. Tem hora que o corpo e a cabeça pedem para fazer outras coisas. Sei que tem muita gente triste com a minha decisão, principalmente minha família. Mas é uma decisão pensada, coerente e acho que vou ser feliz nas próximas coisas que vou fazer - disse Meligeni.
Após a participação no Pan, o tenista pretende organizar um torneio, que levará o seu nome, para tenistas entre 10 e 18 anos.
- Temos que ajudar a molecada. Não tem lugar para a galera treinar. O que eu puder fazer para ajudar vou fazer - disse ele.
A decisão de deixar o tênis profissional acabou precipitada pelo mau desempenho em Roland Garros. Meligeni foi eliminado na primeira rodada do qualifying e não conseguiu se classificar para o segundo Grand Slam do ano, do qual participava de forma ininterrupta desde 1993. Em 1999, foi semifinalista do torneio. Em outubro do mesmo ano, alcançou a melhor posição pessoal no ranking do tênis (25º lugar).
Em 2003, Meligeni disputou 14 partidas de simples em torneios de ATP, com seis vitórias e oito derrotas.
Fernando Meligeni, carinhosamente conhecido como 'Fininho' por ser magro, nasceu em Buenos Aires (Argentina) em 1971 e se naturalizou brasileiro. O tenista iniciou a carreira profissional em 1990 e conquistou sete títulos de duplas e três de simples em torneios ATP: Bastad (Suécia-1995), Pinehurst (EUA-1996) e Praga (República Tcheca-1998).
Algumas das melhores atuações de Meligeni na carreira ocorreram em disputas da Copa Davis, quando ajudou o Brasil a conquistar vitórias em vários confrontos.
|