O Grande ABC e todo o estado de São Paulo enfrenta nesse momento uma grave epidemia de Conjuntivite. Você com certeza deve ter sabido de algum caso de conjuntivite no seu trabalho, na escola, na faculdade e até mesmo em casa. Trata-se aproximadamente de 70 mil casos de conjuntivite que foram registrados nas ultimas semanas.
E, para falar sobre esse assunto, Orlando Morando receberá o Professor Titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (FMABC), Dr. José Ricardo Rehder, no Personalidade Mais, deste sábado (09/02), que vai ao ar às 21h30, na TV Mais, canal 14 da Net.
Orlando Morando questionou sobre a transmissão da doença, tratamentos e medicamentos. Dr. José Ricardo Rehder esclareceu que a conjuntivite é transmitida principalmente pelo contato direto da mão com o olho, por objetos contaminados e por piscinas.
“Deve haver um cuidado especial para que antes de falarmos em tratamento, a prevenção seja feita. Por isso, é importante termos muito cuidado nos transportes públicos, ao pegar em corrimão, e nunca levar as mãos aos olhos. Pelo contrário, lave-as sempre que possível com água e sabão ou álcool gel”, disse o oftamologista.
Outra dica do Dr. José Ricardo Rehder é que para o tratamento, o que se tem a fazer é procurar um médico imediatamente e nunca se automedicar, pois existem colírios específicos para cada tipo de conjuntivite. Alguns possuem anti-inflamatórios, outros antibióticos e ainda há os com anti-alérgicos.
Além de conjuntivite, eles também irão abordar outro tema importante da área de oftamologia, que é o transplante de córnea. Como é feita a cirurgia, de onde vem a córnea doada, quem pode doar a córnea, a fila de transplante no Brasil.