Dizem que no Brasil o ano começa depois do Carnaval. Para Neymar no Santos, isto é verdade. Em seu primeiro bom jogo pelo time paulista na temporada, o atacante fez seus primeiros gols com a camisa alvinegra em 2011 (marcou duas vezes) e foi o destaque da vitória por 3 a 0 no clássico com a Portuguesa. Léo fez o terceiro gol na partida disputada nesta quarta-feira na Vila Belmiro.
Com o resultado, o Santos assume a vice-liderança do Campeonato Paulista, posto que pode perder em caso de vitória do São Paulo sobre o Ituano na próxima quinta-feira, no Morumbi. O time paulista também ficou perto de assumir o topo, mas está empatado em pontos com o Corinthians - caso tivesse feito um quarto gol, ultrapassaria o rival.
O Santos foi a campo com time similar ao que empatou na Vila Belmiro com o Cerro Porteño, pela Copa Libertadores. A única diferença foi a entrada de Danilo no lugar de Rodrigo Possebon como volante de marcação. Na frente, Neymar e Zé Eduardo formaram o ataque, sendo municiados por Elano e Diogo, este atuando como um meia-atacante.
Na última rodada do Estadual, contra o Oeste em Itápolis, Neymar foi poupado e aproveitou para curtir o Carnaval de Salvador. Recuperados de gripw, Léo e Elano voltaram ao time
O jogo
Com seus jogadores renovados após o Carnaval, o Santos começou melhor a partida, acionando Neymar para chegar ao gol. Aos 8min, o garoto cortou para o meio e finalizou para a defesa de Weverton. Nove minutos depois, foi a vez de Elano fazer o goleiro da Portuguesa trabalhar, em perigosa cobrança de falta.
Apesar de criar melhores oportunidades, o Santos não era capaz de manter o controle da partida. Errando muitos passes, dava espaço na saída da defesa. Isso permitiu que a Portuguesa levasse perigo ao gol de Rafael, como em chute de Fabrício aos 29min. Sete minutos depois, o goleiro apenas pôde observar Henrique acertar a trave direita.
O equilíbrio estabelecido foi quebrado com um golaço. Até então apagado, Elano acertou excelente lançamento no pé de Neymar. O garoto driblou dois marcadores com um corte e chutou de perna esquerda para abrir o placar.
Depois do intervalo, Neymar fez mais uma pintura. Aos 5min, o atacante foi acionado na esquerda, entortou o zagueiro Maurício e tocou no canto direito de Weverton. Com uma boa vantagem estabelecida, o Santos passou a tocar mais a bola, ainda levando perigo aos 17min em cobrança de falta de Elano.
A Portuguesa não conseguiu mais ligar jogadas ofensivas, vendo o Santos intensificar seu ataque. O terceiro gol era questão de tempo e saiu aos 23min. Léo tabelou com Neymar, surgiu na área em marcação e finalizou para fazer seu primeiro gol na temporada. O time da casa manteve o ritmo forte e ficou perto de ampliar quatro minutos depois com chute de Maikon Leite defendido por Weverton.
A Portuguesa ainda teve chances de marcar, mas Rafael duas cabeçadas de Ademir Sopa. Os minutos finais viram o Santos seguir no ataque buscando transformar a vitória em goleada. Aos 36min, Maikon Leite chutou forte e acertou a trave.
Santos 3 x 0 Portuguesa
Gols
Santos:
Neymar, aos 41min do primeiro tempo e aos 5min do segundo tempo; Léo, aos 23min
Santos: Rafael; Jonathan, Edu Dracena (Bruno Aguiar), Durval e Léo; Adriano, Danilo e Elano (Rodrigo Possebon); Diogo; Zé Eduardo (Maikon Leite) e Neymar. Técnico: Marcelo Martelotte
Portuguesa: Weverton; Jaime, Maurício (Ananias) e Preto Costa; Marcos Pimentel, Ferdinando (Glauber), Ademir Sopa, Henrique e Fabrício; Jael e Rafael Silva. Técnico: Jorginho
Cartões amarelos
Santos: Diogo
Portuguesa: Maurício e Ferdinando
Árbitro
Vinicius Furlan
Local
Vila Belmiro, Santos (SP)