A conexão NFC - Near Field Communications - ou, em português, algo como "comunicações em ambientes próximos" - é um tipo de conexão usada primordialmente em smartphones. Ela se assemelha ao propósito do Wi-Fi e das redes wireless, mas que se diferencia destes pela maneira como ela se estabelece.
Para criar uma NFC, o primeiro requisito é a proximidade. Dois aparelhos, ou o aparelho e um adeviso ou uma tag compatível à tecnologia, chamada RGID, precisam estar a uma pequena distância. Por 'pequena', fala-se em centímentros, sem que haja um padrão definido. Diferentemente de outras redes wireless, o NFC não pode ser usado para conduzir tarefas complexas, mas ele pode, ainda assim, ser bastante útil para uma série de atividades do dia a dia em um futuro não muito distante.
A maior parte dos contatos que não são entre dois smartphones acontecem pela proximidade do aparelho com um adesivo RGID, que significa "identificação de rádio-frequência", para que as informações possam ser compartilhadas.
O site Business Insider listou 14 usos diferentes dessa tecnologia originalmente publicados no site Gizmodo.