O Santos sofreu na noite deste sábado de Carnaval. Sem Neymar, que ganhou folga e está em Salvador curtindo a festa popular, a equipe da Vila Belmiro precisou superar o gramado ruim e, principalmente, os pontapés adversários para vencer o Oeste por 2 a 0, em duelo válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. O atacante Zé Eduardo brilhou e marcou os dois gols do encontro.
Precisando da vitória para superar a desconfiança instalada depois do empate por 1 a 1 com o Cerro Porteño, do Paraguai, na última quarta-feira, em duelo pela Libertadores, o Santos sofreu com a virilidade dos jogadores do Oeste. Durante toda a partida, os mandantes procuraram intimidar os jogadores santistas com fortes pancadas, divididas desleais e jogadas brutas.
O árbitro, por sua vez, tomou a medida necessária somente aos 31min da primeira etapa. Fábio Santos entrou de sola em uma dividida com o volante Adriano, do Santos, e recebeu o cartão vermelho. Porém, o próprio Zé Eduardo, caçado em campo, e até mesmo o zagueiro Durval sofreram com os pontapés do time de Itápolis.
Com a bola rolando, o Santos dependeu da estrela de um dos principais atletas do clube no ano. Sem a presença de Neymar, Zé Eduardo mostrou-se mais solto em campo e brilhou aos 48min do primeiro tempo, ao marcar, de pênalti, o primeiro gol do jogo, e aos 25min da segunda etapa. Os gols intimidaram o Oeste, que não encontrou forças para reagir e buscar um empate.
O resultado positivo fora de casa faz o Santos ultrapassar o rival Palmeiras e terminar a 11ª rodada do Paulista na quarta colocação. O time comandado pelo técnico-interino Marcelo Martelotte soma 22 tentos, mesma pontuação do rival; no entanto, o saldo de gols santista (12) é melhor do que do adversário alviverde (9).
Por outro lado, o Oeste, mesmo derrotado, permanece no G-8 do Estadual. Estacionado com 17 pontos, a equipe de Itápolis segue com a ótima, e surpreendente, campanha, ocupando a sétima colocação ao final deste sábado de Carnaval.
Embalado pela vitória no interior do estado, o Santos volta a campo nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), quando terá pela frente a Portuguesa, que venceu também neste sábado o Botafogo-SP por 4 a 1. Já o Oeste joga na quinta-feira contra o Paulista de Jundiaí, às 21h, no Estádio Jayme Cintra.
O jogo
Os donos da casa começaram a partida em cima do Santos e assustaram os visitantes durante os primeiros minutos. Passada a pressão inicial, o time da Vila Belmiro conseguiu assumir o controle da posse de bola, mas seguiu com dificuldades de chegar com perigo ao gol de Fábio.
O Oeste perdeu Fábio Santos aos 31min do primeiro tempo. O atacante entrou de sola na dividida com Adriano, acertando o joelho do santista, e recebeu o cartão vermelho do árbitro José Claudio Rocha Filho.
Com um homem a mais em campo, o Santos passou a criar mais e chegou ao gol em cobrança de pênalti. Diogo invadiu a área aos 47min e caiu após dividida com Paulo Miranda. Na cobrança, Zé Eduardo acertou o canto direito do goleiro Fábio e colocou o tiime da Vila Belmiro na frente do marcador. Na comemoração, o jogador embalou a comemoração da música Liga da Justiça, do Grupo Leva Noiz, o principal hit do Carnaval de Salvador em 2011 - sendo promovida, até mesmo, por Neymar.
O Oeste iniciou o segundo em busca do empate. Logo aos 2min, Rafael teve que sair do gol e fazer grande defesa em chute de Fernandinho para manter o Santos em vantagem no marcador.
O Santos também criou suas chances, principalmente com Maikon Leite. Aos 14min, ele arriscou com a perna direita e Fábio apareceu bem para mandar a bola para escanteio.
Aos 25min de jogo, o Santos confirmou a vitória. Róbson acertou belo passe e deixou Zé Eduardo na cara do gol. Em velocidade, o atacante soltou o pé na saída do goleiro Fábio e marcou seu segundo gol na noite.
Aos 33, Mazinho ainda acertou o travessão de Rafael, em chute de longa distância, mas o time de Itápolis não conseguiu descontar.
FICHA TÉCNICA
Oeste 0 x 2 Santos
Gols
Santos: Zé Eduardo, aos 47min do primeiro tempo e aos 25min do segundo tempo
Oeste
Fábio; Dedê (Reinaldo), Paulo Miranda, Cris (Mazinho) e Fernandinho; Márcio Passos, Adriano, Dionísio e Roger; Anselmo Ramon (Léo Salino) e Fábio Santos. Técnico: Luis Carlos Martins
Santos
Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Adriano (Rodrigo Possebon), Danilo, Felipe Anderson (Róbson) e Maikon Leite; Diogo (Pará) e Zé Eduardo. Técnico: Marcelo Martelotte (interino)
Cartões Amarelos
Oeste: Dedê, Cristiano e Paulo Miranda
Santos: Adriano, Zé Eduardo e Rodrigo Possebon
Cartões Vermelhos
Oeste: Fábio Santos
Árbitro
José Claudio Rocha Filho
Local
Estádio dos Amaros, em Itápolis (SP)