A derrota que o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), sofreu ao perder totalmente qualquer controle sobre a Câmara Municipal tem uma explicação, segundo o vereador Admir Ferro (PSDB) "Arrogância e falta de diálogo".
O PSDB, partido que possui os vereadores Admir Ferro, Tudo Azul e Minami levou a melhor para o biênio 2011-2012. A vitória não apenas inclui a presidência do Poder Legislativo para os próximos dois anos como também a presidência da mais importante Comissão Legislativa, a de Constituição e Justiça, que será comandada por Admir Ferro (PSDB) e, também, a presidência da não menos importante Comissão de Saúde, que ficará com Tudo Azul (PSDB).
"Podemos considerar uma importante vitória para o PSDB que, com apenas três vereadores, acabou ocupando a presidência da Casa e das comissões mais importantes", comemorou o vereador.
Falta de diálogo
Para quem achasse ser impossível perder uma eleição na casa contando com maioria de votos, o placar das eleições também foi emblemático: a oposição venceu por 13 – o número do Partido dos Trabalhadores – contra 8 votos da situação.
Para Admir Ferro, a falta de diálogo está por traz da derrota do prefeito. "Ele não conversa nem mesmo com os vereadores de sua bancada de sustentação."
O novo cenário do Legislativo corresponde, segundo Admir Ferro, à recomposição da vontade do eleitorado que elegeu maioria de parlamentares na chapa contrária à do prefeito Luiz Marinho.
Há dois anos, na eleição anterior, o prefeito tentou "passar um trator sobre a oposição", conforme define Admir Ferro, e somente não conseguiu seu intento porque Ferro procurou a Justiça que reconheceu a nulidade do voto de Otávio Manente, então alinhado com o prefeito. O tempo passou e Marinho conseguiu perder, inclusive, o apoio de Manente, fator decisivo para sua derrota na eleição de ontem.
Bastidores
Nos bastidores da política de São Bernardo, é forte os comentários sobre o encontro do capitão do clã dos Manente, Otávio manente, ex-presidente da Câmara, e do ex-prefeito William Dib, eleito em 2010 para a Câmara Federal, no Guarujá.
Eleições 2012
A derrota de Luiz Marinho (PT) ao perder a cadeira da presidência da Câmara para a oposição poderá dar novo traçado às eleições municipais de 2012.
O retorno do clã Manente às conversas com membros de peso da oposição podem estar delineando uma chapa oposicionista para as eleições municipais dentro de dois anos.