Dilma contém choro e agradece apoio dos militantes do PT

 

Politica - 20/11/2010 - 08:04:31

 

Dilma contém choro e agradece apoio dos militantes do PT

 

Da Redação com EFE

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Dilma diz que seu governo receberá "herança bendita" de Lula

Dilma diz que seu governo receberá "herança bendita" de Lula

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) fez um breve discurso no diretório nacional do Partido dos Trabalhadores nesta sexta-feira, em Brasília. Ao lado de José Eduardo Dutra, da equipe de transição do governo, ela falou por aproximadamente 18 minutos e não entrou em detalhes a respeito de seus planos de governo para os próximos quatro anos. Comovida, Dilma agradeceu o apoio dos militantes do PT durante a campanha e teve que conter as lágrimas.

"Temos a responsabilidade de transformar esse País numa referência histórica, numa das maiores democracia do Ocidente. Teremos uma justiça social que prima pela erradicação da miséria", disse a presidente.

Dilma Rousseff afirmou que o PT está maduro e pronto para governar para a situação e oposição. "Vou enfatizar a importância das alianças políticas, algo que fizemos de forma madura, com capacidade de conviver com a diferença, de entender que é possível ter posicionamentos diferenciados sobre algumas questões e construir o consenso político que vai mudar o nosso País. O PT foi aprendendo e teve maturidade para entender que o país era complexo, que tinha que se coligar, fazer aliança. Numa democracia, é assim que se deve governar."

Sobre a responsabilidade de suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acumula recordes de aprovação popular, Dilma falou que o importante é não se repetir. "Minha vantagem, quando olho para 2002, é que temos uma herança bendita. Essa herança nos coloca um desafio: nossas conquistas não podem se repetir, sob pena de não honrarmos o que construímos. Isso nos coloca a imposição de ir em frente, de aprofundar o que conquistamos. Esse projeto começou com Lula e teve toda uma experiência pessoal dele como líder sindical."

Os três porquinhos
O discurso de Dilma foi marcado por momentos de emoção e descontração. Ao se referir à ausência do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que deve ocupar um cargo importante no seu governo, a presidente disse que ele é um dos "três porquinhos", sendo os outros dois José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardozo, deputado federal pelo PT. "Os 3 porquinhos foram muito bem sucedidos na coordenação da minha campanha. Encontrei neles companheiros de todas as horas. Sem abrir mão da importância de outras lideranças aqui presentes, quero dirigi a eles meu agradecimento especial."

Comovida, a presidente falava sobre a solidariedade recebida por militantes do PT em diversos locais do Brasil e teve que parar para beber água e conter as lágrimas. "Eu vi o PT vivo e atuante de Norte a Sul, Leste a Oeste. É para esse partido que eu apresento o meu reconhecimento, a minha gratidão e a certeza que eu dependo desse partido para bem governar o País. Dependo do esforço e da solidariedade de vocês, e da maturidade política para compreender os diversos desafios políticos", afirmou.

Dilma Rousseff encerrou o discurso homenageando a perseverança do presidente Lula, que foi eleito após três tentativas frustradas, pedindo que os petistas que não se elegeram não desistam. "Nós temos uma herança e a trajetória de que é preciso não desistir. Nós estamos iniciando uma nova etapa e outras etapas ainda virão. Nós, mulheres, chegamos aqui. Eu acho que eu represento a luta de cada uma das militantes aqui presentes. Todas nós representamos milhões de mulheres brasileiras que progressivamente colocarão sua cara, brigando por um Brasil melhor."

Herança bendita

A presidente eleita, Dilma Rousseff, afirmou que seu governo receberá uma "herança bendita" de Luiz Inácio Lula da Silva.

"Essa herança bendita", representada pelos avanços sociais do país nos últimos oito anos, "é um desafio, pois as conquistas não podem ser repetidas". É preciso "dar um salto e avançar", declarou em um encontro com a direção nacional do PT.

Dilma brincou com o discurso do próprio Lula, quem quando assumiu o poder em 2003 afirmou que recebeu de seus antecessores uma "herança maldita".

Segundo Dilma, o PT foi capaz de eleger em 2002 um operário e agora elegeu uma mulher, e por isso ela tem um "grande desafio" pela frente.

A presidente eleita também destacou que o partido adquiriu maturidade política: "O PT entendeu a complexidade do Brasil" e "entende que podem haver posições diferentes (em relação a de outros partidos da coalizão) sobre algumas questões, mas sabe da necessidade de se construir um amplo consenso político para governar".

O discurso de Dilma tentou acalmar os ânimos em alguns setores do PT, que manifestaram preocupação com o papel que o PMDB (do vice-presidente eleito, Michel Temer) pode desempenhar no próximo governo.

Os partidos da coalizão manifestaram que pretendem ter pelo menos um representante no gabinete de Dilma, quem até agora não falou sobre a formação do futuro Governo.

Segundo a imprensa local, Dilma quer manter à frente do Ministério da Fazenda o atual ministro, Guido Mantega, mas essa versão não foi confirmada oficialmente.

Em seu primeiro encontro formal com a direção nacional do PT após as eleições, Dilma reiterou que se propõe a manter o caminho traçado por Lula rumo à construção de uma maior justiça social e ressaltou que sua principal meta é conseguir erradicar a pobreza.

Ela afirmou que a campanha foi "muito dura" e de "muito confronto" com seu principal adversário, o tucano José Serra, mas disse que a partir de 1º de janeiro tentará construir um clima de compreensão e diálogo com a oposição.

Dilma também falou sobre o desafio que representa ser a primeira mulher eleita para governar o país.

"Represento a luta de cada um dos militantes do PT, mas também milhões de mulheres que progressivamente lutarão por um Brasil melhor", afirmou.

Dilma diz que seu governo receberá "herança bendita" de Lula

Dilma diz que seu governo receberá "herança bendita" de Lula

Dilma diz que seu governo receberá "herança bendita" de Lula

Dilma diz que seu governo receberá "herança bendita" de Lula

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo