Volkswagen lança minibus e inovações em microônibus

 

Autos - 07/06/2003 - 11:51:43

 

Volkswagen lança minibus e inovações em microônibus

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está lançando o chassi para minibus VW 8.120 OD, além de inovações nos microônibus VW 8.150 OD e VW 9.150 OD.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está lançando o chassi para minibus VW 8.120 OD, além de inovações nos microônibus VW 8.150 OD e VW 9.150 OD.

Quinto modelo da família Volksbus, o minibus VW 8.120 OD tem a missão de ampliar a participação da Volkswagen num segmento que cresce rapidamente e hoje representa mais de 28% das vendas totais de ônibus no Brasil – há apenas cinco anos, o volume não chegava a 3%. O novo modelo tem o maior PBT homologado da categoria, com 7.700 quilos, e opções de distância entre eixos de 3.300 mm e 3.900 mm. Seu motor MWM 4.10TCA turbo e intercooler, com 120 cv a 2.600 rpm, tem camisas úmidas e cabeçotes individuais que facilitam a manutenção, resultando em menor tempo do veículo parado e baixo custo de reparo. A potência máxima  do VW 8.120 OD ocorre em rotação bem abaixo de seus competidores, prolongando sua vida útil. O conjunto motor/caixa de câmbio/eixo traseiro do novo minibus assegura uma força de tração até 42% maior que a concorrência - a capacidade de rampa também é 45% superior, quando comparada à de veículos com mesmo PBT.  O sistema de freios (a tambor na dianteira e na traseira) totalmente pneumático permite desacelerações mais rápidas, menor temperatura de trabalho e consequentemente maior segurança aos passageiros. Como nos demais ônibus Volkswagen, o sistema pneumático é também utilizado na abertura de portas. Os pneus radiais sem câmara são mais adequados ao transporte de passageiros, e mais duráveis se comparados a modelos diagonais com câmara encontrados em outros produtos do segmento. A capacidade técnica dos eixos traseiro (5.150 quilos) e dianteiro (3.000 quilos) dá ao VW 8.120 OD um melhor aproveitamento de passageiros por metro quadrado no salão do veículo, garantindo resistência ao conjunto nos horários de pico. Este chassi pode receber carrocerias com até oito metros de comprimento, permitindo maior versatilidade ao encarroça-mento. Mudanças em microônibus Todos os chassis de minibus e microônibus Volkswagen passam a contar com a caixa de transmissão ZF S5-420 de cinco velocidades que proporciona rapidez e conforto nas mudanças de marchas. Seu mapa de engate semelhante ao dos automó-veis, com a 1ª marcha para cima, amplia o conforto do motorista mesmo em aplicações que exijam constantes trocas. Além disso, o escalonamento das marchas é adequado tanto às operações urbanas como às de fretamento.   Os veículos ainda receberam novos freios especiais para serviços pesados. Os freios traseiros contam agora com sapatas 20% mais largas que ampliam a área de frenagem. O novo alternador com 90 A atende ao consumo cada vez maior de acessórios como frigobar, luzes internas, TV, vídeo e som ambiente; e a bateria livre de manutenção, com 100 Ah, elimina um item de revisão freqüente nas garagens.  Atendendo as necessidades de motoristas (conforto) e frotistas (durabilidade da suspensão), um novo pacote de molas semi-elípticas com maior número de lâminas garante a operação adequada tanto em horários de baixa procura quanto de pico dos passageiros nos grandes centros urbanos.  Outra novidade nos microônibus Volkswagen é a opção de distância entre eixos de 4.300 mm para o modelo VW 9.150 OD.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está lançando o chassi para minibus VW 8.120 OD, além de inovações nos microônibus VW 8.150 OD e VW 9.150 OD.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está lançando o chassi para minibus VW 8.120 OD, além de inovações nos microônibus VW 8.150 OD e VW 9.150 OD.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está lançando o chassi para minibus VW 8.120 OD, além de inovações nos microônibus VW 8.150 OD e VW 9.150 OD.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está lançando o chassi para minibus VW 8.120 OD, além de inovações nos microônibus VW 8.150 OD e VW 9.150 OD.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo